Quando se está a escrever um currículo, existem inúmeros formatos dos quais pode escolher. Independentemente disso, existem certas linhas guias que todos os currículos devem seguir.

Aqui ficam listados os pontos essenciais que deve ter em conta quando for criar ou atualizar o seu currículo.

Tamanho do currículo

O seu currículo dever ser o mais conciso possível, duas páginas deve ser o limite máximo, mas uma página é preferível.

Isto obriga-o a estar mais atento e a restringir a sua informação apenas ao essencial.

Tipo e tamanho da letra

Não utilize fontes com ornamentos e enfeites, pois tornam a leitura muito mais difícil. Times New Roman, Arial, Caliri ou fontes semelhantes devem ser as suas escolhas.

O tamanho da fonte que utilizar não deve ultrapassar os 10 ou 12 pontos. Apesar do seu nome e os cabeçalhos das secções precisarem de ser maiores, para se destacarem.

Margens da página

A utilização das margens predefinidas do Word no seu currículo são suficientes para a maioria dos currículos.

Contudo, se precisar de apertar as margens para reduzir o tamanho do seu currículo, pode fazê-lo até ½ nos lados e na parte superior e inferior da página.

Layout

Independentemente de como decidir organizar as secções do seu currículo, assegure-se que mantém cada uma de forma uniforme. Ou seja, se coloca o nome da empresa em itálico, então coloca o nome de todas as empresas mencionadas em itálico.

Se coloca em negrito o título do seu emprego, então todos devem manter esse registo e assim sucessivamente.

Informação a evitar

Não é necessário incluir informação como o seu peso e altura, nem o seu estado civil e muito menos se tem filhos e quantos, a não ser que a vaga para a qual se pretende candidatar assim o solicite.

Precisão

Antes de enviar o seu currículo, tenha a certeza de que não existem falhas ou erros no documento. Erros gramaticais, nomes de pessoas e empresas mal escritos, entre outros.

Peça uma revisão a um conselheiro de serviços de carreira ou a algum amigo, um par de olhos frescos podem deter algum erro que nem sequer percebeu que tinha cometido.

Identificação

Inclua o seu nome, morada e contactos na secção de identificação/sobre mim no topo do seu currículo.

Não se esqueça de utilizar um e-mail profissional, evite aqueles que criou quando era mais novo e achava engraçado na altura.

Objetivos (pessoais e/ou profissionais)

Esta secção é opcional, se pretende apresentar os seus objetivos, tanto pessoais como profissionais, seja conciso e específico, refira o seu emprego ou área de interesse e o que pretende alcançar nesse campo.

Educação e Formação

Neste campo, é necessário saber exactamente o que colocar e como colocar este tipo de informação:

  • Inclua os diplomas e certificados que possui em ordem cronológica inversa, onde o mais recente encontra-se no topo;
  • Assegure-se de que inclui o nome de cada instituição e a sua localização e a data de começo e termo.

Experiência

Nesta secção deve incluir a sua experiência profissional de forma cronológica inversa, ou seja, a sua função mais recente no topo da secção;

Geralmente, esta secção pode incluir estágios e trabalho voluntário. Estudantes podem colocar clubes a que tenham pertencido e equipas de desporto;

Tal como na educação e formação, não deixe por escrever as datas e localização das instituições.

Se pretender, pode listar duas ou três tarefas que distinguiram o seu envolvimento ou objetivos alcançados em determinado trabalho.

Competências

Pode incluir neste campo as competências que possui com determinadas áreas ou que adquiriu noutros trabalhos, preferencialmente se consegue adaptá-las à oferta de emprego à qual se está a candidatar.

Idiomas estrangeiros são sempre pontos adicionais que compensam no seu currículo, principalmente se demonstrar já alguma aptidão e experiência.

Passatempos e interesses

Mais na parte opcional, se tiver espaço e se principalmente tornar o seu currículo mais interessante para determinada vaga, deve incluir este tipo de informação. Por exemplo, se está a enviar o seu currículo para uma loja de desporto, torna-se essencial demonstrar a sua paixão pelo basquetebol ou práticas de desporto no geral.

Aqui, caso tenha feito parte de equipas de desporto, escolares ou não, torna-se num fator interessante que o pode destacar dos restantes candidatos.

 

Fonte: The Balance Careers