Passa grande parte do seu dia no trabalho, por isso, criar laços de amizade com colegas acaba por se tornar normal.

Vocês vão beber café juntos, almoçam juntos, falam da vossa vida pessoal e, de repente, essa pessoa parte para abraçar outro desafio.

Agora, deixará de ter aquela companhia de que gosta e isso deixa-o triste! Com ajuda com Undercover Recruiter, dizemos-lhe como lidar com a saída de um colega:

1. Seja positivo e dê-lhe os parabéns

Você pode ficar triste, mas precisa de estar positivo para o seu colega.

Mudar de emprego pode ser um processo extremamente stressante e emocional, mas a decisão de demitir-se é por vezes difícil de tomar, por isso é importante estar feliz e animado por eles.

Mesmo que sinta que ele está a cometer um grande erro ou não consiga deixar de se preocupar com as repercussões da sua saída, é importante manter-se profissional e não permitir que as suas emoções interfiram em congratulá-lo.

2. Faça uma pausa para organizar os seus pensamentos

Depois de saber a notícia faça uma pausa, não é tirar férias, apenas ir beber um café ou caminhar um pouco.

Tente entender o que significa realmente a saída dele. Significa mais trabalho para si? Se a resposta é sim, pense que será por pouco tempo, até aparece um substituto.

Ou, vai ficar sozinho e entediado o dia todo? Talvez um pouco, mas só até criar novos laços.

3. Comece o processo de transferência mais cedo

Se vai ficar com trabalho que é do colega que vai embora, então comece cedo o processo de transferência. Aprofundar tudo com tempo irá também ajudar a não sentir tanto a lacuna da saída do colega.

Além disso, também o ajudará a ver a saída dele com uma mentalidade profissional, indo direto ao assunto.

4. Reflita sobre a sua própria carreira

Pense, você está triste porque o colega vai embora, ou porque você fica?

Os seus amigos de trabalho não devem ser o que o fazem manter-se nesse emprego. Por vezes, é preciso um deles sair para você mesmo perceber que gostaria de ser o próximo.

Por outro lado, está pronto para dar um passo em frente agora, talvez tenha de assumir mais responsabilidades internamente e tenha uma oportunidade para brilhar.

5. Amplie a sua rede interna

Quando uma porta se fecha, abre-se outra! Não deixe que a saída deste colega o faça isolar-se, amplie a sua ligação a outros colegas.

6. Evite fofocar

Quando uma pessoa sai do seu local de trabalho, muita gente sente necessidade de falar sobre isso. É quando se vira costas que muitos colegas começam a comentar certas coisas.

Não se envolva nisso! Seja leal e positivo. Afinal, a própria pessoa não está lá para se defender.

7. Ouça música

A música tem a capacidade de elevar até o mais baixo estado de espírito. Quando o seu colega sai, o ambiente pode parecer particularmente silencioso.

Sem ele por perto para falar consigo e trocar ideias, você pode sentir-se um pouco triste e ansioso. Então, porque não colocar os seus fones por algumas horas para preencher o silêncio?

8. Faça um almoço de despedida e mantenha o contacto

Mantenha contacto com ele mesmo após ele ir embora, a relação de amizade pode-se manter fora do trabalho.

Faça um almoço de despedida com ele para que possam recordar bons momentos.

 

Basta saber como lidar com um a saída de um colega e isso não será o fim!

Se estiver em tele-trabalho, saiba que pode na mesma fazer uma despedida, veja como aqui.