Já sabe que a primeira impressão que passar ao entrevistador será crucial e isso vai desde o seu currículo à sua apresentação na entrevista. Mas, entre tudo, sabe que cores deve vestir na entrevista?

Quando vai a uma entrevista de emprego, o recrutador repara em tudo, desde a sua linguagem corporal até ao que veste. Sim, é verdade! E sabe que cores deve vestir? Nós explicamos-lhe tudo.

As cores certas podem ajudar a transmitir a sua confiança, profissionalismo e capacidade de se adequar ao ambiente de trabalho de uma organização.

Escolha sólidos em vez de padrões

Um regra simples e importante é não ser lembrado pelas roupas que usou. O entrevistador terá de se concentrar nas suas habilidades e qualificações e não no quanto vistoso você foi!

Usar cores sólidas ajuda a garantir que as suas roupas não distraiam o entrevistador.

Fatos e vestidos azul-marinho, cinza escuro e preto, em particular, parecem profissionais. Bem como padrões pequenos, como riscas finas, também estão bem.

A regra é selecionar um padrão que seja pequeno o suficiente para parecer um sólido do outro lado da sala.

Escolha neutros em vez de brilhantes

Tal como no ponto anterior, não quer ser lembrado pelo que vestiu.

Então, cores neutras como azul-marinho, cinza, preto e castanho, são as melhores cores para uma entrevista de emprego.

O branco também é uma cor neutra excelente para uma blusa ou camisa e certamente conseguirá adicionar um toque de cor a uma roupa neutra de entrevista.

Por exemplo, uma blusa azul clara com um fato cinza escuro pode suavizar a aparência. Se lhe der um toque de cores vivas e ousadas (como um lenço ou gravata vermelha) transmite autoridade, para cargos de gerência pode ser ótimo!

As melhores cores para uma entrevista virtual

E se a entrevista for virtual, será que altera o que deve vestir? Nós dizemos-lhe em que deve apostar.

  • Considere qual será o seu plano de fundo durante a entrevista e as cores dele. Se tiver uma parede branca ou de cor clara atrás de si, uma cor contrastante mais rica ou mais escura ajudará que se destaque e parecer mais tridimensional;
  • Azuis profundos, verdes, pretos, cinzas, castanhos e roxos podem funcionar bem;
  • Cores brilhantes como amarelo, laranja e vermelho podem ser demasiado brilhantes e cores pastéis podem ser muito claras;
  • Os padrões podem preencher muito a imagem e podem distrair o entrevistador. Escolha um padrão simples ou use cores sólidas.

Saiba mais sobre o ambiente de trabalho

Informe-se sobre o ambiente de trabalho e procure vestir-se de acordo com os ideais da empresa.

Locais de trabalho conservadores

Para um local de trabalho mais conversador deve apostar em cores mais neutras e sólidas.

Locais de trabalho casuais

Em empresas mais casuais pode apostar em alguma cor, mas cores suaves.

O que dizem as cores?

As diferentes cores evocam respostas particulares, consciente ou inconscientemente. Deixamos-lhe agora a lista de cores para usar numa entrevista de emprego e o que elas podem transmitir:

Cores neutras:

Azul – especialmente o marinho, é uma ótima cor para entrevista. Os azuis transmitem sentimentos de calma, confiança e segurança.

Branco – nítido e limpo, o branco é uma ótima cor para camisas e blusas. A cor transmite verdade e simplicidade e adiciona um pouco de brilho sem ser muito opressor.

Cinza- é outra ótima cor neutra para roupas de entrevista. Evoca sofisticação e neutralidade e permite que pareça poderoso, mas não é tão dominador quanto um fato ou vestido preto.

Castanho – é uma cor neutra que evoca sensações de calma. É uma ótima cor sólida e neutra para uma entrevista.

Cores poderosas:

Preto – é uma cor muito popular para fatos e vestidos em entrevistas. No entanto, o preto é uma cor muito dominante que transmite muito poder, autoridade e até mesmo drama.

É uma boa cor para um trabalho num ambiente conservador, como um escritório de advocacia, ou para um entrevistado que se está a candidatar a um cargo executivo de alto nível. No entanto, o preto pode ser um pouco opressor num ambiente de escritório mais descontraído e pode fazer com que pareça inacessível.

Vermelho – é uma cor brilhante e poderosa que transmite energia e paixão. Um toque de vermelho (por exemplo, em um lenço ou gravata) pode transmitir a quantidade certa de paixão sem que pareça exagerado.

 

Agora que já sabe que cores deve vestir na entrevista de emprego, tenha atenção à sua imagem para causar uma boa impressão ao entrevistador e ter sucesso.

Fonte: The Balance Careers