Cartas de apresentação 3 técnicas para se destacar

Os responsáveis dos Recursos Humanos e os recrutadores das empresas podem receber dezenas, ou até centenas de candidaturas por cada vaga de emprego. Normalmente, demoram apenas alguns segundos a dar uma vista de olhos pelas candidaturas – currículos e cartas de apresentação – antes de avançarem para o candidato seguinte.

Por este motivo, se anda à procura de uma nova oportunidade, a sua carta de apresentação deve cativar a atenção do recrutador desde o primeiro momento. Uma das formas de se destacar é criar uma marca pessoal e implementar diferentes técnicas, tais como um slogan, testemunhos e uma missão.

Cada um destes elementos é opcional, mas pode ser o factor que o leva a ser chamado a uma entrevista. Com a ajuda do Career Advice Monster, indicamos-lhe dicas específicas para cada uma destas técnicas:

Slogan

Uma breve frase pode ser colocada debaixo do seu nome, no topo da sua carta ou em itálico na parte inferior da folha.

A frase deve, se forma sucinta, indicar o valor que pode trazer para a empresa. Se tiver dificuldade, procure inspiração no anúncio, ou na página da empresa.

Exemplos:

Gestor de clientes: “Enfrentar desafios, ultrapassar obstáculos e fechar negócios”

Professor: “Ajudar os estudantes para um futuro positivo”

Testemunhos

Incluir aquilo que outros colegas ou chefes disseram sobre a sua performance adiciona credibilidade à informação que tem nas suas cartas de apresentação. Os testemunhos podem incluir excertos de cartas de recomendação, cartas de agradecimento de alguns clientes, relatórios de estágio, entre outros.

Missão

Este elemento deve ser incorporado de forma sucinta e definir claramente qual a sua missão e quais os seus objectivos de carreira. Pode indicar aquilo que planeia fazer ou aquilo que já fez, aquilo em que acredita e por que motivo esta profissão é importante para si.

Exemplos:

Gestor de clientes: “Se cliente está satisfeito e estou a fazer uma venda, então é uma situação em que ambos ganhamos. Eu acredito que devemos fazer os clientes felizes”

Professor: “Cada passo que uma criança dá na sua vida tem um efeito no seu futuro. O meu objectivo é ajudar os estudantes a darem passos positivos na vida, criando uma experiencia educativa que os leve a aprender”