Na actual conjuntura económica-financeira, não é fácil conseguir um emprego. O mercado de trabalho fica ainda mais competitivo e, como candidato, tem de encontrar formas de valorizar o seu CV e tornar o seu perfil mais interessante.

Apesar das dificuldades inerentes à procura de emprego, há que manter a confiança e ser dinâmico: aprender com a experiência e ser pró-activo por forma a estar mais bem posicionado para a próxima oportunidade.

como-conseguir-um-emprego

Eis 10 formas de valorizar o seu CV e aumentar as probabilidades de ser conseguir um emprego, segundo o Simply Hired:

1) Melhore os seus conhecimentos

Nunca parar de aprender é a melhor forma de se manter actualizado. Ao ler as funções ou requisitos das ofertas de emprego que lhe interessam, procure perceber em que áreas lhe estão a faltar conhecimentos. Seja através de uma formação de curta-duração, um mestrado ou até mesmo dos acessíveis e cada vez mais valorizados cursos online, é sempre possível adquirir conhecimentos. Assim, conseguirá tornar o seu CV mais apetecível aos olhos do mercado de trabalho.

É da área de marketing e já trabalha há vários anos. Apercebe-se que várias empresa precisam de pessoas com experiência em Search Engine Optimization (SEO). Tem duas opções: ficar parado ou agir e passar a dominar este tema.

2) Ganhe mais experiência

Ter conhecimentos por vezes não chega. Várias empresas querem candidatos com experiência comprovada. Seja através de um estágio, de um part-time ou até de um projecto pessoal, procure ganhar experiência real que possa depois vender às empresas e recrutadores. Assim, irá mostrar que é pró-activo e dinâmico.

Optou por fazer um curso online sobre SEO. Já tem algum domínio sobre o tema, mas falta-lhe experiência prática. Repara que todas as empresas querem alguém já com experiência. Decide começar a escrever um blog nos tempos livres, por forma a pôr em prática o seus conhecimentos e poder optimizar o respectivo conteúdo para SEO.

3) Tenha a atitude certa

Pode parecer simplista, mas a atitude é crucial. Uma atitude positiva gera resultados positivos. Afinal, quem quer trabalhar com alguém desmotivado, sem confiança e em baixo? Nunca deixe de regar a sua confiança e atitude positiva e mais facilmente conseguirá convencer os outros do seu valor e capacidades.

Vai a uma entrevista de emprego e perguntam-lhe se tem experiência em SEO. Está confiante e mostra com clareza que adquiriu experiência relevante através do seu projecto e que tem capacidade para conseguir ajudar a empresa naquela área. 

4) Aprenda novas competências

É sempre bom aprender novas competências. Seja em que área for, mostra que tem interesses e está disposto a investir o seu tempo a aprender coisas novas. Se possível, escolha competências que sejam transferíveis para a sua actividade e possam ser aproveitadas na sua vida profissional.

Sempre soube e gostou de escrever, mas ultimamente tem-se interessado mais pela imagem. Decide tirar um curso de fotografia para desenvolver a sua técnica e sentido estético.

5) Domine novos softwares

Estamos cada vez mais dependentes da tecnologia. Novas ferramentas permitem-nos trabalhar de forma mais eficiente e ir mais longe nos resultados obtidos. Desenvolver as competências de IT e aprender a utilizar novos programas aumenta o seu valor aos olhos das empresas e recrutadores.

Decide aprender a utilizar o Illustrator ou o Photoshop para conseguir usar a sua criatividade para gerar conteúdos apelativos. Assim, traz mais valor acrescentado em termos de comunicação e geração de conteúdos.

6) Utilize as redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa e cada vez mais utilizadas por recrutadores. Sites como Linkedin, Twitter ou até o Facebook são úteis para identificar novas oportunidades, fazer networking e criar relações. Deve pensar sobre a sua privacidade. Se é sempre bom mostrar o seu trabalho, conhecimento ou interesse pela sua área, também há aspectos pessoais que devem permanecer privados.

Começa a utilizar o Twitter e Linkedin para partilhar o que tem aprendido e os projectos que tem desenvolvido. Está a mostrar ao mundo e a potenciais recrutadores que não está parado e, pelo contrário, a fazer coisas interessantes e úteis.

7) Seja produtivo

A procura de emprego é um trabalho como outro qualquer. Deve rentabilizar o seu tempo e ser eficiente. Há muitas coisas a fazer e não apenas enviar CVs, pelo que deve gerir bem o seu tempo. Quanto melhor o fizer, mais rapidamente vai conseguir um emprego na área que procura.

Planeia o seu tempo e as suas actividades. Utiliza as manhãs para actualizar as suas pesquisas de emprego e candidatar-se às ofertas que lhe interessam. Durante as tardes, dedica-se a aprender competências ou desenvolver projectos pessoais. 

8) Tenha um CV vencedor

Reveja regularmente o seu CV. Está actualizado? É fácil de ler? Está optimizado para pesquisas de recrutadores? Deve certificar-se que o seu CV é fácil de ler e comunica adequadamente o seu valor e competências. Deve também ajustar o seu CV a cada oportunidade, por forma a destacar os aspectos mais relevantes em cada caso.

Pede a várias pessoas para lerem o seu CV para ter a certeza que está simples e fácil de ler. Tem um CV base, que ajusta para cada oportunidade. Dependendo do que a empresa procura, por vezes destaca mais as suas competências de escrita e noutras os seus novos conhecimentos de SEO ou Illustrator.

9) Treine para entrevistas

Não pode esperar que na hora da entrevista as respostas lhe saiam naturalmente. Deve preparar-se e antecipar as perguntas que lhe vão fazer. Deve também fazer pesquisa sobre a empresa e função em particular. Sem preparação, é mais provável que se engasgue ou dê respostas menos boas durante a entrevista.

Antes de cada entrevista, estuda sempre a empresa e respectiva actividade. Pensa nas respostas que vai dar e treina ao espelho ou com pessoas de confiança. Raramente é apanhado desprevenido e tem respostas genuínas mas preparadas ás perguntas que lhe fazem.

10) Cuide a sua imagem

Como diz o ditado, não há segundas oportunidades para causar uma boa primeira impressão. Certifique-se que, na hora da entrevista, a forma como está vestido não o prejudica.

Procura perceber qual o nível de formalidade da empresa e tenta estar sempre um nível acima. Se vão de trabalhar de jeans e t-shirt, opta por calças e camisa. Se vão de calças e camisa, escolhe o fato e gravata.