Frequentemente a procura de trabalho pode se tornar extremamente desgastante, especialmente se precisa de um emprego no momento.

Uma forma de conseguir gerir este stress e melhorar a sua procura de emprego é separar o processo em pequenas etapas, que consiga gerir. Optar por este caminho, pode ajudá-lo a sentir que consegue alcançar uma ou mais pequenas etapas todos os dias.

Abaixo encontram-se alguns conselhos que deve seguir para conseguir realizar uma procura de emprego mais eficiente, sem stress e desgaste físico e psicológico.

Comece pelo princípio

Este primeiro passo é de extrema importância, uma vez que é aqui que se prepara e atualiza o seu currículo para a procura de emprego que se aproxima. Para estar o melhor preparado deve sempre ter o seu currículo atualizado, saber analisar que informação agrega valor ao seu cv e qual informação pode ficar de fora. Reconheça os seus pontos fortes, e tente adquirir competências novas de modo a reconhecer os seus pontos fracos e a melhorar as suas fraquezas.

Crie uma rede de conexões

A rede de conexões é uma parte crítica da procura de emprego, pois ao contactar as pessoas que fazem parte da sua rede do Linkedin, pode ser aconselhado e até mesmo ficar a saber de oportunidades que lhe são adequadas. Algumas das dicas passam por ter um perfil no Linkedin, criar os seus próprios cartões de negócio e estar ativo no Twitter, outra rede social onde algumas empresas partilham as suas vagas de emprego. Para além disso, pode seguir as tendências do mercado de trabalho da sua área.

Comece a sua procura

E após toda a preparação feita e detalhada acima, é aqui que começa a procura de emprego em concreto. Depois de consultar com conselheiro de carreira (se optar por falar com um), consegue filtrar a sua procura ao criar uma lista de possíveis empregos e encontrar os contactos dessas empresas.

Utilize a sua rede de contactos

A sua rede contactos deverá conter amigos, professores e até mesmo oradores de palestras a que assistiu.

A sua oportunidade de emprego pode estar no contacto com algumas destas pessoas que o podem aconselhar sobre a sua procura de emprego, pela sua experiência no mesmo campo de atividade.

Encontre a oportunidade

Não se fique apenas pela procura online e com conversas com amigos e familiares. Participe em feiras de emprego, tente conversar com os representantes das empresas, partilhe as suas preocupações e peça conselhos.

Seja organizado, um detalhe importante para manter tudo nos eixos e conseguir perceber em que etapa se encontra.

A entrevista e após a entrevista

Quando conseguir a tão desejada entrevista, tem de estar no seu melhor. Por isso, utilize os dias anteriores para se preparar, treine em casa sozinho ou com amigos e familiares. Prepare um vestuário adequado à ocasião e faça uma pesquisa sobre a empresa e a sua atividade e demonstre que realmente entende a cultura da empresa e como as suas capacidades poderiam trazer valor à mesma.

Após a entrevista, faça uma reavaliação sobre o que pretende, se a entrevista o deixou com dúvidas sobre aceitar o cargo ou se realmente é aquilo que pretende seguir.

 

Fonte: The Balance Careers