Muitos dos currículos que os recrutadores recebem são orientados para o cargo – os candidatos escrevem longas listas sobre o que fizeram e no que trabalharam, mas nunca existe algo de muito tangível nesse aspeto.

Se pretende aumentar a sua probabilidade de ser chamado para uma entrevista, é necessário demonstrar exemplos concretos sobre o que fez no cargo anterior ou atual. É através desta informação relevante que vai conseguir chamar a atenção do recrutador.

Foque-se no Método STAR ou CAR

O Método STAR já foi previamente mencionado e explicado, principalmente no contexto de responder a questões relacionadas com as suas competências. Mas a utilização deste método pode ajudá-lo no processo de escrita do seu currículo. O Sistema STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado) ou o Sistema CAR (Contexto, Ação, Resultado) irá ajudá-lo a mostrar um problema que resolveu no seu trabalho, que destacará o seu contributo para a empresa. Claro que não deve contar toda uma história no seu currículo (guarde isso para a entrevista!) – mas acaba por ajudar a ilustrar as suas conquistas, o que levará a diferenciar-se da competição.

Exemplificando, supondo que fez algo que aumentou a satisfação dos clientes de 75% para 90% – coloque isso no seu currículo. Tente quantificar a sua experiência o melhor possível.

Pergunte a si próprio: «Como é que sei que fiz um bom trabalho?»

Sempre que estiver a preparar um currículo, por cada ponto que escreve, pergunte-se a si próprio «Como é que sei que fiz um bom trabalho?». Isto ajudará a focar-se nos resultados que alcançou e em ser chamado para uma entrevista. Quando quantifica a sua experiência, os números não têm de estar obrigatoriamente relacionados com a receita. Talvez tenha treinado mais de 200 pessoas num sistema de trabalho – mencione-o no seu currículo. Geriu uma equipa de 25 elementos? – mencione-o no seu currículo. Apesar de parecer ser mais fácil demonstrar resultados em determinados cargos (Vendas), existem diversas formas com que possa ter contribuído para a empresa:

  • Fez alguma coisa que poupou tempo ou dinheiro? Talvez reinventou um sistema ou melhorou algum procedimento?
  • Ganhou a distinção como Empregado do Ano?
  • Aumentou a cobertura da imprensa da empresa? (explique quantas conseguir obter)

 

Não deixe o seu currículo como irrelevante, existem sempre formas de mostrar como contribuir para a empresa. Num mercado de trabalho tão competitivo como hoje em dia, é extremamente essencial destacar-se dos outros candidatos.

 

Fonte: Work It Daily