carta-de-apresentacao-como-escrever

A carta de apresentação pode ajudá-lo a destacar-se dos demais candidatos e ser o elemento diferenciador no processo de selecção de candidatos a entrevistar. Para tal, deve escrever uma carta fácil de ler, que envolva o leitor e lhe conte uma história que ele vai gostar de ouvir. Eis seis regras de ouro para escrever uma carta de apresentação, elaboradas pela revista Forbes.

1) Não repita o seu CV

O recrutador já analisou e já conhece o seu CV. Ao limitar-se a reescrever o seu CV mas desta vez num formato de texto corrido, não conseguirá cativar o leitor nem acrescentar valor ao seu CV. Utilize a carta de apresentação para mostrar a sua personalidade, competências e também a sua curiosidade e interesse no emprego e empresa em causa. Seja genuíno e conte uma história fácil e interessante de ler.

2) Não exagere na dimensão

Não exceda 1 ou meia página. Vá directo ao assunto com uma estrutura coerente e discurso cativante. Quanto menos aborrecido e difícil de ler for a sua carta, melhor a percepção com que o recrutador ficará de si.

3) Não a enderece a alguém em concreto

Na maioria das vezes não sabe quem irá ler a sua carta, portanto não se dirija a ninguém em particular. Passe directamente à escrita.

4) Envie como PDF

É o formato universalmente mais fácil de ser lido. Ao enviar a carta em PDF, irá estar a evitar problemas com a abertura do ficheiro que só o prejudicarão. Além disso, evita eventuais erros com formatações provocados por alguma conversão do ficheiro.

5) Não comece com a típica frase: “Olá, o meu nome é —-, e estou-me a candidatar à função de —-“

O recrutador já o sabe.

6) Termine com impacto

Acabe a carta com o mais importante e diga como é que a sua experiência e competências o vão ajudar no emprego e a acrescentar valor à empresa.

 

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