Como se candidatar a uma vaga estando empregadoEstá a trabalhar, mas procura uma nova oportunidade? Saiba neste artigo como se candidatar a uma vaga, mesmo estando empregado no momento.

Ter um emprego nem sempre significa que está feliz e satisfeito. Muitas pessoas vêm-se na obrigação de aceitar uma vaga para se sustentarem. Pelo menos até encontrarem o que realmente procuram.

Por outro lado, também existem profissionais que inicialmente estão satisfeitos com o seu emprego, mas com o passar do tempo perdem o seu entusiamo e motivação. E no fim, começam a considerar um novo emprego.

Coloque a sua felicidade em primeiro lugar e encontre a sua oportunidade ideal noutra empresa. Aprenda neste artigo como se candidatar a uma vaga, estando empregado.

1. Seja cauteloso no seu emprego atual

A coisa mais importante que deve relembrar é que a empresa onde trabalha atualmente pode não estar tão entusiasmada como você sobre perseguir novas oportunidades de emprego.

Por isso, é melhor ser cauteloso sobre a sua procura. Assuma que tudo o que faz no seu horário laboral é monitorizado. Isto significa que deve ser extremamente cuidadoso e não usar o seu email de trabalho para procurar emprego.

Além disso, não pesquise ofertas de emprego durante o seu horário e no computador do trabalho. E se precisar de fazer uma chamada relacionada com uma vaga, seja discreto e evite que os seus colegas se apercebam da situação.

2. Tenha atenção ao seu vestuário

E se tiver uma entrevista num dia de trabalho? Caso tenha que trabalhar parte do dia, evite levar a roupa que vai usar na entrevista para o trabalho.

Chegar ao seu emprego vestido de forma mais formal que o normal, pode indicar às pessoas que estão ao seu redor que alguma coisa se passa. Por exemplo, que regressou de uma entrevista ou que tem uma marcada para a hora de almoço.

3. Considere a sua confidencialidade

Se está a candidatar-se a uma oportunidade, mesmo estando empregado, é compreensível informar as pessoas com quem interage que a sua procura é confidencial.

Qualquer recrutador com quem fala deve compreender e respeitar o seu pedido. Deve também pedir para que ninguém envolvido com a vaga em aberto contacte a atual empresa para a qual trabalha.

Normalmente, fazer este pedido deixa os recrutadores apreensivos, e com razão, mas a maioria deve compreender a sensibilidade da situação.

Conclusão

Desde que procure emprego no seu tempo livre com as suas ferramentas pessoais (telemóvel e computador), não deve haver problema. E não se esqueça de frisar a confidencialidade da sua procura às empresas com quem interage.

 

Fonte: Live Career

 

Saiba Mais:

Conheça neste artigo as nossas dicas para organizar a sua procura de emprego a fim de a tornar mais eficiente e de conseguir a sua oportunidade ideal.

Se está com urgência em conseguir emprego, saiba neste artigo o que está ao seu alcance para ser contratado mais rapidamente.

Estenda a sua pesquisa de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.