Sinais que a carreira está presa numa rotinaSente que está preso num ciclo vicioso? Então, conheça neste artigo os cinco sinais que demonstram que a sua carreira está presa numa rotina e como pode sair dela.

Se detesta o seu emprego, está claro que deve procurar um novo. No entanto, todos os profissionais passam por períodos mais calmos durante a sua carreira, o que é diferente de se sentir preso numa rotina que não o leva a lado nenhum.

É por isso que é importante compreender se a sua carreira está realmente num ciclo vicioso, para não tomar decisões precipitadas.

Assim sendo, conheça os cinco sinais que indicam que a sua carreira está presa numa rotina, e que pode estar na altura de encontrar algo melhor.

1. Já não se sente desafiado

De acordo com Jodi Glickman, Especialista de Carreira, “se não sair da sua zona de conforto regularmente, vai acabar por se tornar obsoleto ou irrelevante”.

Talvez esteja a realizar as mesmas tarefas durante muito tempo, ou talvez tenha perdido o interesse no seu cargo. Independentemente da razão, se sente que está a perder o ritmo, deve questionar-se sobre a razão.

“Dependente da sua posição, pode conseguir criar novos desafios para si mesmo.”

– Judi Lansky, Especialista de Carreiras.

2. O seu desempenho estagnou

Se sente-se preso a nível profissional, tente compreender como as pessoas ao seu redor vêm os seus esforços. Tenha atenção ao feedback que recebe dos seus superiores, especialmente durante as avaliações de desempenho.

Se estiver apenas a “fazer o mínimo” e nada mais, não vai conseguir crescer profissionalmente, afirma Judi Lansky.

“É isso que quer da sua vida? Apenas fazer o mínimo, deixar a situação arrastar-se, sem qualquer interesse ou entusiasmo pela sua vida profissional?”

A resposta deve ser um grande NÃO!

3. O seu salário estabilizou

Num mundo ideal, estaria a receber um aumento salarial todos os anos. Mas a verdade é que nem todos os profissionais recebem o tão merecido aumento.

Mas independentemente das razões pela estabilização do seu salário, se não recebe um aumento num período de dois ano ou mais, é caso para alarme.

Segundo Jodi Glickman, se o “seu salário não está a acompanhar a inflação, a empresa não está a ser honesta consigo”, e caso as novas contratações estejam a receber mais do que você, “essa é outra razão para se sentir preocupado”.

4. Já passou quatro anos ou mais desde a última promoção

Se desempenha o mesmo cargo durante este tempo todo, ou mais, sem uma promoção, então é provável que jamais a receba. E este é outro sinal que mostra que a sua carreira está presa numa rotina.

Contudo, se não ficou com um cargo para o qual acredita que merecia, deve compreender porque razão não ficou com ele. Talvez o seu chefe não saiba do seu interesse em mudar de cargo, ou talvez não tenha todas as competências que precisa para subir na carreira.

Dessa forma, é preciso ter uma conversa com o seu chefe para saber o que é preciso para passar à próxima fase. Se descobrir que não há oportunidade de progredir profissionalmente, então está na hora de encontrar algo melhor.

5. É excluído de reuniões importantes

Está a ser excluído de reuniões onde antigamente participava? Então, está perante outro sinal. De acordo com Judi Lansky, o “facto de estar a ser posto de parte significa que já não está envolvido em decisões importantes, o que nunca é bom sinal”.

Da mesma forma, se não está a ser selecionado para trabalhar com clientes importantes, como antigamente, é preciso saber porque razão está a ser colocado de parte. Pode ser porque o seu chefe precisa das suas competências noutras áreas, ou pode significar que está lentamente a ser eliminado das suas funções.

Se for esse o caso, é melhor começar a procurar um novo emprego o mais rapidamente possível.

 

Fonte: Monster

 

Saiba Mais:

Tem como objetivo apostar no seu crescimento profissional? Conheça as nossas dicas para progredir na sua carreira com sucesso e coloque-as em prática.

Não sabe como melhorar o seu desempenho? Conheça e coloque em prática as nossas dicas para aumentar a sua produtividade durante o seu dia a dia.

Está atualmente à procura de emprego? Então, aproveite a oportunidade para conhecer as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.