A sustentabilidade ambiental, ainda que não seja um tema recente, tem vindo a crescer e a mudar o mercado de trabalho de forma cada vez mais notável.

E o compromisso e valores da empresa para com a sustentabilidade do ambiente tem-se tornado da mesma forma um fator de peso para os candidatos.

De que forma encara o papel das empresas na preservação do ambiente? Se para si é uma característica de peso, saiba neste artigo as alterações previstas a longo-prazo com a crescente luta contra as alterações climáticas.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os empregos verdes são “empregos decentes que contribuem para preservar ou restaurar o ambiente, seja em setores tradicionais como manufatura e construção, ou em novos setores verdes emergentes, como energia renovável e eficiência energética”.

Da mesma forma, os empregos verdes ajudam a:

  • Melhorar a eficiência energética e de matérias-primas
  • Limitar as emissões de gases de efeito estufa
  • Minimizar o desperdício e a poluição
  • Proteger e restaurar ecossistemas
  • Apoiar a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas

Como é que os empregos verdes estão a mudar o mercado de trabalho?

Na verdade, estes empregos verdes estão mais presentes no mundo do que se pensa. E de certa forma, todos os empregos existentes estão relacionados com o equilíbrio ambiental.

Em muitas situações, os empregos e a qualidade do trabalho dependem da ausência de riscos ambientais (tempestades e poluição) e da manutenção da estabilidade ambiental. Isto é particularmente essencial quando falamos de empregos em setores como agricultura, mineração e energia baseada em combustíveis fósseis, que dependem diretamente dos recursos naturais e das emissões de gases com efeitos de estufa.

Além disso, existem postos de trabalho dependentes dos serviços que os ecossistemas fornecem gratuitamente, como por exemplo empregos na agricultura, pesca, silvicultura e turismo.

Em 2014, cerca de 1,2 milhões de empregos (40% do emprego mundial) foram sustentados por indústrias dependentes (diretamente ou fortemente) dos serviços de ecossistemas.

A luta contra as alterações climáticas prevê o surgimento de novos setores de atividade. Segundo a OIT, apenas no setor da Energia, calcula-se que as mudanças na produção e uso de energia para alcançar a meta de 2ºC pode gerar cerca de 18 milhões de postos de emprego em toda a economia mundial até 2030.

Esta alterações são, por exemplo:

  • a mudança para fontes de energia renováveis e maior eficiência
  • a adoção significativa de veículos elétrico
  • a existência de uma reabilitação e construção para maior eficiência energética

De que forma os empregos afetam o mercado de trabalho?

Na Indústria Transformadora:

  • através dos materiais que estava pode produzir para serem utilizados nos setores acima;

Na Indústria Automóvel:

  • através das mudanças no fabrico dos automóveis associados à necessidade de se terem transportes mais limpos;

Na Indústria das Tecnologias de Informação:

  • através dos serviços e tecnologias digitais que podem ser produzidas para a obtenção de equipamento mais eficiente;

No Setor Agropecuário:

  • através das mudanças no processo de produção agrícola e animal, de forma a que estas atividades tenham um menor impacte ambiental;

No Setor do Turismo:

  • através da utilização de equipamento mais eficiente e da oferta de serviços de turismo que tenham um menor impacte ambiental e maior ligação com a comunidade;

No Setor Financeiro:

  • através da análise do risco ambiental dos projetos que procuram por financiamento e da disponibilização de fundos para investirem em projetos que promovam uma economia de baixo carbono e com impacte social positivo;

No Setor da Educação:

  • através da necessidade que existe em capacitar os cidadãos para estas matérias.

 

Dessa forma, torna-se essencial as empresas começarem a ponderar a definição da Organização Internacional do Trabalho para poderem contabilizar os empregos verdes diretos e indiretos que consegue gerar.

É assim importante considerar esta variável relevante para as empresas em transição para um paradigma sustentável, mas que ainda têm uma pegada ecológica significativa.

 

Fonte: ECO

 

Saiba Mais:

Agora que tomou conhecimento da crescente influência da sustentabilidade ambiental no mercado de trabalho, fique a par das empresas destacadas com um bom ambiente de trabalho e as melhores organizações para trabalhar na Europa.

Encontra-se de momento à procurar de emprego? Então, conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.