Fique a saber quais os setores e profissões mais procurados para 2023, incluindo as funções mais procuradas e os salários praticados.

Independentemente do setor, o aumento da digitalização dos negócios, a mobilidade, os novos métodos de trabalho, as novas funções e a corrida por talentos estão intrínsecos.

A previsão para o mercado profissional em 2023 é que as contratações se mantenham, enquanto que a escassez de talento em várias áreas faz aumentar os salários.

Com a aproximação do próximo ano, as consultoras de Recursos Humanos começam a olhar para o mercado de trabalho e apresentam os  setores e profissões mais procurados para 2023.

Setores mais procurados em 2023 e salários

A compensação flexível ganha espaço em alguns setores, complementando a componente salarial.

O maior salto salarial será das sociedades de advogados de pequena dimensão e no valor de entrada, com uma média de crescimento de 34%.

Um diretor-geral no setor da indústria, na zona de Lisboa, pode receber até 170 mil euros brutos por ano. Já para a mesma função mas na área do retalho é de 160 mil euros.

A semana de quatro dias de trabalho merece atenção na área do marketing & sales, enquanto em IT flex plans, pocket money e stock options são cada vez mais valorizados.

1. Banca & Financeiro

Os projetos digitais e processos de desenvolvimento tecnológico ganham relevância neste setor. Os perfis de controlo interno, marketing e sales, encontram-se agora entre os mais desejados.

Em destaque mantêm-se as funções de controlo interno, seja numa lógica de corporate & investment banking como de retail banking.

Quanto ao salário, a nível global, os perfis qualificados da área da banca registam um aumento de 10% a 15%.

Assim, para a função de corporate finance, a remuneração máxima por ir até 90 mil euros brutos por ano, um analista de risco até 46 mil euros e um responsável financeiro até 70 mil euros.

2. Construção

Tendo já sido uma tendência em 2022, no próximo ano o setor da construção deverá continuar a crescer. No entanto, neste ano que agora termina, notou-se a escassez de recursos e de mão-de-obra qualificada no mercado.

Os perfis mais procurados para o próximo ano estão ligados à produção, como: diretores de obra, encarregados gerais, preparadores de obra e orçamentistas. Mas, também haverá necessidades de gestores de projeto.

Relativamente à perspetiva salarial, comparativamente a 2021, os valores de remuneração estagnaram em 2022 na maioria das funções.

Assim, para 2023 pode incluir desde o valor máximo de 110 mil euros para a função de diretor-geral a 35 mil euros para um engenheiro fiscal ou de projeto.

3. Engenharia & Manufactura

O setor da indústria tem vindo a passar por diversas fases ao longo de 2022, com um início muito positivo e posterior retração no último trimestre.

Ainda assim, o desemprego na indústria e serviços mantém-se em níveis muito baixos, o que faz prever um equilíbrio no mercado de trabalho em 2023.

Então, entre os perfis mais procurados estarão os engenheiros de processo, engenheiros de melhoria contínua, gestores de produção, técnicos de manutenção, gestores de projeto e engenheiros de produto.

Neste setor, além do salário e estabilidade contratual, os candidatos procuram benefícios como flexibilidade e preferência pelo tele-trabalho. O interesse por projetos internacionais e por ambientes otimizados e automatizados, também lideram.

Os níveis salariais em áreas técnicas de engenharia têm vindo a crescer nos últimos anos.

Os dois últimos anos trouxeram aumentos de 20% em áreas como a automação e robótica, gestão de projetos, manutenção, engenharia de campo e logística.

Por exemplo, na zona de Lisboa, um diretor-geral da área da indústria pode auferir entre 110 a 170 mil euros por ano e um diretor de operações até 92 mil euros.

4. Finanças

A procura de perfis financeiros, nomeadamente para funções de controlling, contabilidade e direção financeira, tem tido um aumento gradual nos últimos anos.

As Soft skills continuam a ser altamente valorizadas. As empresas procuram perfis que demonstrem capacidade analítica e espírito crítico.

O aumento salarial tem-se visto em funções como controlling, contabilidade e direção financeira. Mas, de um modo geral houve um aumento na ordem dos 10% nesta área.

Nas funções de direção, como a de controller financeiro, o salário oscila entre 23.800 a 49 mil euros brutos por ano enquanto um auditor externo pode ganhar até 46.200 euros.

5. Saúde & Ciências da vida

Este foi um dos setores mais dinâmicos em 2022, tendo as áreas mais técnicas apresentado um maior crescimento, como qualidade, assuntos regulamentares e direção técnica (QP’s).

Na área comercial, destacam-se as posições de desenvolvimento de negócio internacional, tanto ao nível de especialistas como de management, bem como key account managers.

Na área do marketing, tem existido um enorme investimento na maior qualificação destes profissionais, destacando-se a aposta em competências de marketing digital e e-commerce.

Salário, boa reputação da empresa e trabalho flexível continuam a ser fatores decisivos para atração e retenção de talento neste setor.

Nas funções comerciais, um business unit manager (cargo máximo) pode auferir até 150 mil euros. Já um diretor médico pode atingir os 130 mil euros.

6. Hotelaria & Turismo

Com a retoma na área de hotelaria e do turismo, registou-se um crescimento gradual ao longo de 2022.

A dificuldade no recrutamento de perfis para o setor da hotelaria e turismo contribuiu para um ligeiro aumento salarial neste setor e foco na implementação de outras medidas com benefícios para os colaboradores.

Como referência salarial, um diretor-geral de operações pode auferir até 110 mil euros e um diretor de hotel até 90 mil euros, ambos na zona de Lisboa.

Os salários na área, em funções mais operacionais, aumentaram entre 5% e 10%.

7. Seguros

Ao longo deste ano houve uma maior procura por profissionais da área financeira com skills ao nível de IFRS17, risco e planeamento e controlo de gestão. Isto porque, em Janeiro de 2023 esta norma entrará em vigor, assim, prevê-se a continuação deste crescimento.

Além disso, as funções de PMO estratégico, responsável de gestão de contas/clientes e nas áreas de marketing, sobretudo canal digital e CX, também registaram um aumento. A área de risco, data analytics e subscrição também são áreas que mantêm a tendência.

A flexibilidade continua a ser um fator importante no recrutamento e registou-se ainda um aumento dos flex benefits.

Quanto ao salário, um gestor de sinistros começa nos 16.800 euros e de um atuário nos 67.804. Já um diretor comercial brookers pode auferir até 120 mil euros brutos anuais.

8. Tecnologias da Informação

Neste setor, o salário continua a ser crucial para atrair talento, com valores superiores aos praticados na generalidade dos setores e com benefícios associados cada vez mais valorizados.

Assim, em termos de valores, um chief information officer (CIO) pode auferir anualmente entre 80 mil euros a 130 mil euros brutos anuais e um chief tecnology officer (CTO) até 140 mil euros.

É de notar ainda um aumento salarial geral na ordem dos 10% a 15% face ao ano anterior.

A procura de perfis especializados será reforçada, principalmente nas áreas de cyber segurança, IoT, cloud, CRM, ERP, machine learning e big data.

9. Logística

Nesta área, os perfis mais procurados são essencialmente de middle management, onde se destacam as funções de customer service, supervisor de logística, responsável de operações e comprador sénior.

Além destas, também as posições de top management cresceram em procura, nomeadamente as funções de diretor de operações, diretor de logística, diretor de supply chain e diretor de compras.

A escassez de talento traduziu-se num aumento entre 5% e 8% dos salários em geral.

Na função de supply chain analyst o ordenado pode ir até 28 mil euros e um diretor de compras até 110 mil euros. Na área de logística, o plafond de remuneração máximo de 90 mil euros cabe ao cargo de diretor.

10. Recursos Humanos

Neste setor é esperado que se mantenha o investimento das empresas na gestão e desenvolvimento dos seus talentos.

Há uma maior procura de perfis de HR operations, destacando a importância de indicadores no setor, através do desenvolvimento de KPI, esquemas de payroll, forte planeamento de C&B e controlo de custos.

O pacote salarial continua a ser um fator importante, bem como benefícios. Nas grandes empresas e multinacionais, um diretor de RH pode auferir entre 49 mil a 84 mil euros

11. Retalho

Neste setor, os candidatos procuram melhores condições salariais, mas também outras regalias, como o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

Em funções que suponham turnos rotativos, observa-se uma procura por horários mais estáveis e nas funções de sede procura-se a possibilidade de trabalhar em modelo híbrido.

Relativamente à remuneração há um aumento salarial médio de 5% para funções qualificadas, nas funções de direção, a posição de diretor-geral pode auferir até 160 mil euros e de diretor de marketing até 130 mil euros.

Nas funções de compras, o retail manager pode ganhar entre 42 e 63 mil euros. Nas funções de operações no retalho alimentar e especializado de grande dimensão, a remuneração máxima é de 80 mil euros, para um diretor comercial de retalho.

12. Shared services centres (SSC)

“À medida que os players atingem um estágio de maturidade interessante, entregando trabalho de alta qualidade, compromisso e taxas de ROI muito interessantes, mantém-se a tendência de trazer mais processos para Portugal e ampliar os já existentes”, refere o estudo da Michael Page.

Assim, os salários aumentaram significativamente, entre 10% e 15%, nos últimos anos nos mercados mais dinâmicos.

Isto revelou-se sobretudo para cargos que exigem competências linguísticas como alemão, francês e italiano, onde o aumento chegou aos 25% em alguns projetos.

A remuneração de um manager (head of SSC/head of GBS) pode atingir os 154 mil euros, de accounts payable manager até 56 mil euros, um purchase-to-Pay team Leader até 120 mil euros e um especialista purchase-to-pay cerca de 28 mil euros.

13. Apoio ao Cliente

A procura de operadores especializados levou a um aumento significativo dos valores de remuneração neste setor.

Os BPO, que mantinham os valores alinhados com o salário mínimo, vêm-se obrigados a aumentar salários para conseguir reter talento.

Como referência, nas empresas de grande dimensão e multinacionais, um customer service specialist pode ganhar até 18.200 euros por ano, um operador de backoffice (Países Nórdicos) até 28 mil euros e para a função de contact center manager pode ir até aos 63 mil euros.

De forma geral, os salários na área aumentaram 5% relativamente ao ano passado.

14. Vendas & Marketing

Prevê-se que no próximo ano, os salários nesta área sofram uma valorização entre 2% e 4%.

Na área comercial, a procura recai na venda técnica e consultiva orientada para a satisfação e fidelização do cliente, enquanto nas equipas de marketing, os skills analíticos e digitais são relevantes em qualquer indústria.

Quanto à remuneração, nas funções de marketing e comunicação generalistas, um diretor de marketing pode receber até 85 mil euros por ano e um diretor de comunicação até 72 mil euros.

Nas funções ligadas ao marketing digital, o plafond máximo é de 110 mil euros para a função de diretor de e-commerce.

15. Secretariado & Apoio aos negócios

Seguindo a tendência do último ano, regista-se uma crescente especialização dos perfis que desempenham funções de assessoria.

Quando à tendência salarial, a função de secretária de CEO e de presidência, por exemplo, pode alcançar os 46.200 euros brutos por ano. Seguindo-se da função de secretária de administração, com um máximo de 38 mil euros por ano.

Em termos globais, os perfis qualificados nesta área registaram um aumento entre os 5% e os 10%.

16. Fiscal & Jurídico

Os perfis de advogado mais procurados são os mais sénior, entre os dois e os cinco anos de experiência.

No entanto, a procura por perfis com mais de cinco anos de experiência cresceu em algumas áreas, como contencioso, público, corporate e M&A, bancário e financeiro, regulatório e concorrência, fiscal e imobiliário.

Além disso, este setor ficou marcado por um aumento salarial significativo – média de 34% – na grande maioria das sociedades, independentemente da dimensão.

Então, nesta área, um advogado associado com quatro a sete anos pós agregação ronda os 35 mil euros, enquanto um advogado com dez anos pode auferir até 78 mil euros.

CONHEÇA AQUI AS OFERTAS DE EMPREGO EM ABERTO E CANDIDATE-SE!

Profissões mais procuradas em 2023

O estudo “Randstad Sourceright’s Global In-demand Skills Report” fez uma comparação entre 26 países do mundo.

As vendas e desenvolvimento de negócio, o atendimento ao cliente e a gestão financeira são as profissões que terão elevada procura no país no próximo ano.

uma análise de tendências em 26 países da Europa, América e Ásia, indica ainda que, em Portugal, que as aéreas que mais estão a contratar são as tecnológicas: Business Intelligence, User Interface, Cibersegurança, Computação em Nuvem e Big Data.

Numa análise mais aprofundada, a empresa compara Portugal no espetro global e conclui que na área de vendas e desenvolvimento de negócio, a competitividade de mercado, comparativamente com outros países, é de 7%, situando-se acima da média global de 5,4%. Este parâmetro é calculado com base na percentagem de emprego que exige competências no ramo, comparado com os dados de oferta e procura.

Já no que respeita à gestão financeira, o país fica ligeiramente abaixo dos seus pares, assumindo uma competitividade de mercado de 2%, um ponto percentual abaixo da média dos 26 países analisados.

Por fim, nas profissões de atendimento ao cliente, a competitividade do país é de 9%, situando-se na mesma posição do ranking que os Estados Unidos (10º lugar).

Portugal lidera no tele-trabalho

O Randstad Sourceright”s Global In-demand Skills Report revela que Portugal lidera nas ofertas de trabalho remoto.

Então, no nosso país, 8% das vagas oferece esta possibilidade, contra os 4,6% da média global.

Segundo este estudo, o trabalho remoto é um dos benefícios mais mencionados para algumas funções, como apoio ao cliente.

Na área de vendas e desenvolvimento de negócio é onde são contabilizadas mais vagas em tele-trabalho, com média de 11,7% a nível global e 18% em Portugal.

A pandemia mudou os hábitos laborais e o trabalho remoto veio para ficar, sendo a preferência de muitos trabalhadores.

Veja aqui todas as ofertas em aberto em tele-trabalho.

Fonte: CNN e Dinheiro Vivo