CV

O seu CV tem algumas lacunas? Períodos longos sem trabalhar, falta de experiência relevante ou demasiados trabalhos de curta duração podem levar o recrutador a duvidar de que é um bom candidato para a função.

É importante ser honesto no seu CV, mostrar o lado positivo da sua experiência e não ter problemas em explicar qual o motivo da lacuna.

Veja aqui como lidar com as lacunas mais comuns, segundo a Forbes.

Períodos longos sem trabalhar:

Derivado à crise, é cada vez mais difícil encontrar emprego depois do despedimento. Opte por dar uma pequena explicação do motivo pelo qual esteve sem trabalhar durante mais do que um ano. Basta dar um nome ao período, como “Procura de emprego”, “Formação académica”, “Voluntariado” ou, caso tenha sido por motivos pessoais “Cuidar da família” ou “assuntos familiares”.

Desta forma, está a mostrar que não tem problemas em falar sobre o seu percurso e a evitar que o recrutador fique com dúvidas relativamente ao seu CV.

Muitos empregos diferentes:

Se teve muitos trabalhos diferentes, coloque no seu CV somente os que são relevantes para a função a que se candidatou. Caso o empregador peça um curriculum vitae detalhado, poderá criar uma secção de “Outra experiência” onde poderá descrever muito sucintamente as funções menos relevantes.

Experiência pouco relevante para a função:

Os recrutadores procuram competências e experiência que possam ser úteis para a função que irá desempenhar. Se as competências profissionais que obteve anteriormente não foram relevantes, deve mencionar os soft skills que adquiriu na mesma.

Experiência a mais:

Regra de ouro: detalhe somente a experiência profissional dos últimos 10/15 anos. Pode colocar a restante experiência na secção “outra experiência”, explicando quais as competências relevantes que adquiriu.

 

Uma forma diferente de escrever o seu CV:

Se teve muitos empregos em funções distintas, contrarie a norma – não escreva de forma cronológica.

Crie secções para o tipo de funções que desempenhou: “Vendas”, “Assistência ao Cliente”, “Desenvolvimento de Projectos”, “Formador”, etc. No início, indique que trabalhou em diversas áreas desde o ano XXXX, tendo ganho diversas competências. Explicite as competências em cada secção.

 

Transforme as lacunas em pontos fortes e seja chamado para mais entrevistas.