Quando não atualiza o seu currículo há algum tempo, pode ser difícil saber por onde começar. Fique atento a este artigo para dicas de formatação do seu currículo.
Que fontes deve utilizar? Deve optar apenas por uma fonte ou pode utilizar uma fonte diferente para cada secção? E principalmente, deve apostar 100% num currículo criativo ou seguir as normas predefinidas?
No artigo anterior, Currículo: como se deve apresentar, mostrámos algumas dicas relativamente à forma como se deve apresentar profissionalmente. Neste artigo passamos à próxima etapa – a formatação:
1. Mantenha a simplicidade
Mais à frente iremos falar sobre a criatividade para destacar o seu currículo dos demais. Mas o princípio mais básico acerca da formatação e design de um currículo? A simplicidade. Utilize uma fonte básica mais moderna, algo como Helvetica, Arial ou Century Gothic. Simplifique o trabalho dos recrutadores que vão ler o seu currículo ao optar por um tamanho entre 10 e 12 e um bom espaçamento entre secções. Pode usar fontes diferentes para aspetos como o seu nome, os cabeçalhos de cada secção, mas mantenha o seu documento simples e coeso.
2. Destaque-se cuidadosamente
Pretende que o seu currículo se destaque num mar abundante de cvs semelhantes? Sim, currículos criativos – algo infográfico, vídeos ou apresentações – ou documentos com ícones e gráficos podem distingui-lo dos restantes candidatos, mas deve ter a consciência de os utilizar com moderação.
Se está a candidatar-se através de formulários de preenchimento, mantenha a formatação predefinida para que o sistema o possa processar sem dificuldade. Se está a candidatar-se a uma empresa mais tradicional, não exagere nos complementos, mas sinta-se livre para poder dar um toque mais moderno com elementos que acrescentem valor ao seu currículo.
O importante é não tomar este caminho a não ser que realmente dedique o seu tempo para criar algo criativo, diferente e que crie valor ao seu cv.
3. Faça dos seus contactos um dos pontos centrais
Atualmente já não precisa de incluir a sua morada no currículo (mesmo!), mas tem de ter atenção para incluir o seu contacto pessoal e email profissional, assim como outras plataformas online onde o recrutador o pode encontrar (redes sociais, blogues).
4. Menos é mais
Já deve ter ouvido falar que os recrutadores não perdem muito tempo com os currículos de cada candidato. Por isso, faça o que está ao seu alcance para que os mesmo consigam obter o máximo de informação sobre si no mais curto espaço de tempo.
5. Peça ajuda a profissionais
Tem consciência que as competências de design não são o seu forte, mas pretende que o seu currículo esteja impecável? Não é vergonha nenhuma pedir ajuda nesta matéria. Considere pedir ajuda a profissionais desta área ou utilizar plataformas que fornecem ajuda nesta área.
Aproveite e conheça alguns dos modelos de currículo disponibilizados pelo Alerta Emprego. Fácil de fazer o download e de adaptar à sua imagem.
Fonte: The Muse