Por norma, desaconselhamos o uso de fotografia no CV. No entanto, algumas empresas pedem aos candidatos para enviar a sua foto juntamente com a candidatura. Existem, também, algumas funções (como o atendimento ao público) em que o aspecto físico é importante, pelo que deve incluir uma fotografia mesmo sem ser pedido.

Também o seu perfil do LinkedIn precisa de uma boa fotografia, por isso deve compreender o que funciona melhor junto dos recrutadores.

 

Tipos de fotografia a evitar:

1. Fotografia de baixa qualidade
fotografia no CV

Fotografias desfocadas ou pixelizadas são de evitar. A ideia é que o empregador consiga ver a sua cara, pelo que uma fotografia de baixa qualidade não lhe será útil – pelo contrário, pode ser o suficiente para o seu CV ser rejeitado.

2. Auto-retrato
selfie

Uma selfie não transmite profissionalismo. Evite tirar fotografias a si mesmo – peça a um familiar ou amigo para o ajudarem a encontrar a pose perfeita e uma expressão facial que demonstre simpatia e dinamismo.

3. Fotografia com pouca visibilidade
bad lighting

Má iluminação ou fotografias tiradas de muito longe impedem que o recrutador veja a sua cara. Lembre-se que o importante não é ter uma fotografia “bonita” e artística.

4. Inapropriada para a sua área
não tem a ver com a indústria

Esta fotografia até pode ser boa para um CV e/ou LinkedIn… mas apenas se o candidato for designer ou trabalhar na área criativa. Se este se estivesse a candidatar a trabalhar num banco (por exemplo), corria o risco de ser excluído.

5. Fotografia numa festa
fotografia no CV

Não se misturam negócios e prazer. Deixe a sua fotografia na “farra” para o Facebook e Instagram – mas tenha o cuidado de seleccionar quem pode ver este tipo de fotos. Sugerimos aumentar a privacidade do seu perfil para evitar que futuros patrões o vejam em situações pouco profissionais.

6. Fotografia cortada
croped pic

É fácil perceber quando uma fotografia foi recortada – aparecem braços, ombros e cabelos de outra pessoa. Este tipo de fotos podem fazer as empresas pensar que não se deu ao trabalho de posar sozinho para ter uma apresentação mais profissional.

7. Fotografia inexistente
sem fotografia

Se a empresa pediu para enviar fotografia, siga as suas instruções. Publique também uma foto no LinkedIn para ser mais facilmente reconhecido por profissionais da sua área e potenciais recrutadores.

 

Exemplos de boas fotografias para o CV e LinkedIn:

 1.Profissional

dsc_6952

Opte pelo clássico casaco de fato, cabelo arranjado e sorriso – para além de profissionalismo, demonstra simpatia.

 

2. Com ambiente interessante

headshotTomKennedy

O background ajuda a influenciar a mensagem que passa sobre si. Neste exemplo, o ambiente associa o candidato a dinamismo e tecnologia. Escolha o seu background com cuidado – por vezes pode distrair o olhar.

 

3. Criativa

headshot_572

Candidatos a profissões criativas (design, publicidade, artes, teatro…) podem optar por uma fotografia fora do comum para mostrar o seu lado mais original. Se decidir utilizar esta estratégia certifique-se de que a execução é perfeita.

 

Já marcou a sua sessão fotográfica?