linkedin superhero

Muitos profissionais e candidatos a emprego têm um perfil do LinkedIn mas não têm o cuidado de o actualizar/melhorar regularmente. Para se certificar de que o seu perfil chama à atenção dos recrutadores, deve perder algum tempo a editar as informações e a publicar conteúdo.

Como pode aproveitar o LinkedIn da melhor forma?

1. Não tenha o perfil privado

De que serve ter uma conta no LinkedIn se os seus detalhes estão privados? Permita a todos os membros da rede ver o seu local de trabalho, experiência profissional e competências. O próprio LinkedIn bloqueia o acesso a profissionais com os quais não tem qualquer conexão (pessoas em comum), pelo que já tem uma salvaguarda.

2. Complete o seu perfil

Inclua o máximo de informação possível, sem tornar o perfil aborrecido de ver. Quanto mais informação tiver, mais facilmente aparecerá nos resultados de pesquisa dos recrutadores.

3. Escreva um título interessante

Deve mostrar claramente qual a sua profissão ou área em que quer trabalhar. Não escreva “Desempregado” no seu título, pois parecerá algo desesperado. Aproveite o título para dizer o que gostaria de estar a fazer/ qual a sua área de especialização, por exemplo “Recursos Humanos”. Nas áreas criativas, também é valorizado um título criativo, como “Guru do Design Gráfico”.

4. Personalize o seu URL de LinkedIn

Por norma, o link directo para o perfil dos profissionais segue o modelo “pt.linkedin.com/pub/nomeapelido/66/912/611”. Personalize o seu para que fique “pt.linkedin.com/in/nomeapelido/”. Basta clicar em “Editar perfil”, seleccionar o campo do URL e seguir as instruções no lado direito da nova página:

alterar url linkedin

5. Adicione uma foto

Um perfil de LinkedIn sem fotografia parece incompleto. Anexe uma fotografia em que esteja a sorrir e tenha aspecto profissional.

6. Adicione Skills

Esta rede de networking profissional permite-lhe especificar quais são as sua principais competências, e as suas conexões podem atestá-las. Crie uma lista com os seus skills para que os recrutadores possam conhecê-los mais facilmente.

Um exemplo de um profissional que está a utilizar bem esta funcionalidade:

linkedin skills

7. Não exagere nos seus skills

Por exemplo, se não se sente completamente à vontade com um determinado programa informático, não o inclua na sua lista de skills. Lembre-se de que lhe poderão pedir para utilizar o programa no emprego, e perceberão que exagerou.

8. Adicione links para outros perfis

Porque não interligar o LinkedIn, Facebook, Twitter e blog?

9. Seja descritivo

Não se limite a indicar o nome da sua função em cada empresa. Explique quais as suas responsabilidades e principais projectos e resultados.

10. Optimize para as keywords importantes

Se estivesse a procurar um profissional da sua indústria, que palavras utilizaria? Certifique-se que estas constam no seu perfil, para aparecer nas pesquisas de potenciais recrutadores.

11. Peça recomendações

O LinkedIn tem o seu próprio sistema de “referências” – use-o. Peça a anteriores e actuais empregadores para falarem das suas qualidades enquanto profissional.

12. Expanda a sua rede de contactos

Não fique estático – aumente a sua rede de contactos diariamente. Procure colegas, ex-colegas de faculdade, professores e outras pessoas da sua indústria. O networking é sempre uma mais valia para quem procura emprego.

13. Faça parte de Grupos

Encontre grupos de profissionais da sua área para ficar a conhecer os últimos desenvolvimentos e partilhe conteúdo interessante para ser notado.

15. Publique conteúdo

Divulgue artigos interessantes, imagens inspiradoras e escreva conteúdo que incite a discussão (saudável).

14. Mantenha um aspecto profissional

A escolha dos conteúdos partilhados deve ter sempre em mente o facto de estar a falar para uma comunidade de profissionais, e não de amigos.

16. Personalize a mensagem de pedido de conexão

Quando enviar um pedido de conexão, escreva o seu próprio texto introdutório. Não se limite a enviar a mensagem standard – sobressairá muito mais.

17. Actualize o perfil recorrentemente

As suas responsabilidades vão mudando – utilize este pretexto para fazer alterações no seu perfil e adequá-lo ao tipo de funções em que gostaria de trabalhar.

18. Reveja as estatísticas

Sabia que pode ver quem visualizou o seu perfil e também quantas vezes apareceu em pesquisas? Se não está a ter muitas visualizações, deve incluir mais/melhores keywords nos textos.

19. Diminua o tamanho dos URLs

Sempre que escrever algo, tanto no perfil como numa actualização que vá compartilhar com a sua rede, diminua o tamanho dos links. Por exemplo, http://blog.alertaemprego.pt/como-optimizar-procura-de-emprego/ é um link extenso e “feio”, mas pode passar a ser somente http://bit.ly/1uHCyca.

20. Utilize conteúdo de várias fontes e crie interacção entre as várias redes sociais, site e blog

Cruze conteúdo entre o LinkedIn e o seu blog, ou redireccione os comentários dos membros da sua rede para o Twitter. Por exemplo, pode fazer uma pergunta e pedir para lhe responderem através de tweet para o @oseunomedotwitter.

Fonte: Jobacle