O capital humano é o maior activo de qualquer empresa. Por vezes, pode ser complexo atrair os melhores colaboradores e garantir que permaneçam entusiasmados. Conheça aqui algumas dicas para ser bem sucedido a atrair os melhores candidatos:
Aposte no Employer Branding
Para atrair talentos é cada vez mais importante apostar no Employer Branding. Não basta ser uma boa empresa para trabalhar, é necessário consegui-lo comunicar eficazmente. A Google construiu a marca de melhor empresa para trabalhar no mundo, sendo a imagem de emprego de sonho de muitos profissionais. O Employer Branding é a forma como os candidatos, actuais e antigos funcionários percepcionam a experiência de trabalho na sua empresa. Se a sua marca for forte, conseguirá seduzir os candidatos mais talentosos.
O primeiro passo é, de facto, criar as condições para que a empresa seja um destino apetecÃvel. Para comunicá-lo, pode partilhar as vantagens de trabalhar na empresa, testemunhos de colaboradores, imagens dos seus escritórios ou até criar vÃdeos que mostrem ao mundo exterior como é trabalhar para si.
Pior do que não ter uma boa imagem, é ter uma imagem negativa – a imagem de empresas é por vezes danificada pela opinião de apenas uma parte dos colaboradores. Se a sua empresa se encontra nesta situação, pode estar na altura de mostrar o outro lado e dar a conhecer os casos de sucesso.
Cultive a cultura empresarial
A melhor forma de construir o seu Employee Branding é através da cultura empresarial. O ambiente de trabalho, as instalações, o ritmo de trabalho, a autonomia de cada colaborador, a flexibilidade, os eventos ou outros benefÃcios… todos estes elementos pesam na construção da sua cultura empresarial.  O processo passa pela idealização de uma cultura empresarial e, depois, pela execução que a torne realidade.
Em processos de recrutamento, os candidatos mais exigentes irão pesquisar sobre a sua empresa e, provavelmente, estarão também atentos durante a entrevista de emprego.
Ofereça empregos com significado
A nova geração de profissionais procura desafios onde possa fazer a diferença. Para atrair talentos deve mostrar que a sua empresa proporciona um ambiente de meritocracia e responsabilização que crie oportunidades para os colaboradores crescerem e se desenvolverem. Responsabilidade social, ética e ambiental são alguns outros valores que os colaboradores valorizam.
Crie um ambiente de trabalho flexÃvel
Os empregos das “9 à s 5” estão a acabar. Cada vez mais os colaboradores estão ligados ao e-mail e telefone 24h/dia. Para ter este benefÃcio na sua empresa, também deve estar disposto a tornar os horários flexÃveis ou permitir o trabalho a partir de casa. A flexibilidade também implica contratar pessoas diferentes, com diferentes métodos de trabalho, e permiti-las gerir o seu tempo de forma livre.
Alavanque-se nos sites de emprego
Se os candidatos procuram emprego em sites de emprego, a sua empresa deve lá estar e usá-los não só como um canal para divulgação de oportunidades, mas também como um canal para divulgação da cultura da empresa. No Alerta Emprego, por exemplo, é possÃvel criar anúncios com vÃdeos e imagens, que podem ser utilizados para fortalecer o employee branding da empresa. Estamos também disponÃveis para partilhar em artigos ou entrevistas a resposta à pergunta “Como é trabalhar na empresa X”.
Melhore o processo de recrutamento
As pessoas preferem quando o processo de recrutamento é curto e simples. Tenha atenção aos questionários longos e aborrecidos: podem ajudá-lo a identificar profissionais com as competências que procura, mas também podem ser um entrave à candidatura de outros.
Se o processo de recrutamento demorar várias semanas, arrisca-se a que outra organização se antecipe e ofereça emprego ao candidato que tanto procurava. Procure transmitir timings claros e dar expectativas sobre as diferentes fases do processo: não deixe os candidatos perdidos.
Aposte na integração: ajude nos primeiros meses
Os primeiros 100 dias são cruciais para que um colaborador se sinta parte da equipa. Por isso, acompanhe de perto o colaborador e trace um plano de acção para este perÃodo. Explique aos novos colaboradores quais as suas funções e projectos iniciais e seleccione um actual colaborador para ser seu mentor.
Quando os funcionários se sentem parte da equipa trabalham mais e melhor.
Escolha os lÃderes certos
Directos, coordenadores e supervisores têm que saber motivar e liderar a sua equipa. Só assim conseguirá ter um ambiente de trabalho onde todos querem participar, ajudando na construção de um branding forte. Encoraje as chefias a fazer formação em técnicas de liderança para potenciar os talentos que já tem na empresa.
Lembre-se que a qualidade supera a quantidade
Um profissional de qualidade vai sempre pedir um salário que corresponda às suas competências. Este pode ficar acima do que estava a ponderar pagar, mas vale a pena. Se o profissional conseguir executar o seu trabalho de forma excepcional, e for pró-activo, conseguirá fazer as funções de 2 pessoas. Assim, em vez de pagar 2 ordenados menores, paga um superior, tendo a certeza de que o trabalho fica bem feito.
Ofereça uma boa remuneração e benefÃcios
O salário e benefÃcios empresariais pesam bastante na escolha do empregador. Por isso, deve estar disposto a alocar uma boa parte do budget da empresa para atrair talentos e retê-los. BenefÃcios como seguro de saúde, telemóvel, carro da empresa e comissões, entre outros, também são altamente valorizados pelos candidatos.
Dê motivos para ficarem
Os profissionais não gostam de estar sempre a trocar de empresa, mas optam por sair do local onde estão quando não se sentem valorizados. Elogie o bom trabalho e ajude a ultrapassar eventuais erros que os colaboradores possam fazer. Trate sempre o seu Pessoal com respeito e ajude-os a progredir na carreira.