dinamica de grupo

Uma dinâmica de grupo é uma entrevista de emprego em que vários candidatos são entrevistados ao mesmo tempo. As empresas usam este modelo para analisar a performance de cada candidato dentro de um grupo. Destaca-se como líder? Retrai-se? Refuta a opinião de toda a gente?

Destacar-se neste tipo de entrevista não é fácil, mas se seguir estas dicas será bem sucedido:

1. Pesquise sobre a empresa

Todos os candidatos chamados para a entrevista de emprego têm as qualificações necessárias. Por isso, deve tentar sobressair através da sua personalidade e do “trabalho de casa”. Analise o site e redes sociais da empresa para ficar a conhecer os produtos, missão e cultura empresarial. Procure testemunhos de ex-colaboradores e pesquise notícias recentes.

2. Chegue meia hora antes da dinâmica de grupo

Não se limite a chegar a horas. Chegue com tempo de analisar o local (é provavel que lhe digam para esperar no hall de entrada da empresa). Aproveite para ler os panfletos ou cartazes espalhados e compreenda o tipo de discurso utilizado – adopte-o quando estiver a dar as suas respostas.

Observe e converse com os outros candidatos, a empatia será um dos pontos avaliados pelo recrutador.

3. Prepare uma auto-introdução

Numa dinâmica de grupo é certo que lhe vão pedir para se apresentar. Não se limite a dizer o seu nome, idade e curso. Explique o que tem para oferecer à empresa, qual o problema que vai resolver se for contratado e dê um exemplo de sucesso na sua empresa anterior.

4. Ouça

É fácil deixar a mente dispersar numa entrevista de emprego em grupo. Mantenha-se alerta e atento à conversa para poder fazer contribuições relevantes.

5. Seja o primeiro a responder a algumas das questões

Ser o primeiro a dar uma resposta demonstra iniciativa e conhecimento de causa, o que é uma vantagem face aos outros candidatos. No entanto, é preciso ter atenção para não “atropelar” os seus colegas e parecer demasiado agressivo. Deixe-os tomar a liderança de vez em quando e…

6. Concorde com algumas das respostas dos outros candidatos

Demonstre simpatia e apoie as opiniões dos outros entrevistados. Intervenha acrescentando um ponto de vista relevante (não vale a pena falar se não acrescentar nada à conversa). Assim, conseguirá mostrar-se como um líder e também como bom membro de equipa.

7. Sorria e acene com a cabeça

Desta forma demonstra que está atento ao que está a ser dito e revela também simpatia, o que pode ser determinante no momento da escolha do candidato que ficará a trabalhar na empresa.

8. Faça perguntas que fiquem na memória

Acima de tudo, o que o fará sobressair de entre os vários candidatos é fazer perguntas pertinentes e interessantes. Aproveite este momento para ficar a saber mais sobre a empresa, cultura empresarial e detalhes da vaga (evite falar em salário). As suas perguntas vão estimular a conversa e será visto como alguém que lida bem com situações de stress.

9. Agradeça ao entrevistador e restantes candidatos

No final da dinâmica de grupo agradeça e cumprimente todos os intervenientes – todos podem vir a ser seus colegas/chefias no futuro (mesmo que seja noutras empresas). Envie um email de agradecimento ao(s) recrutador(es) e mantenha as linhas de contacto abertas enviando e-mails a pedir feedback de vez em quando.

 

Fonte: Careerealism