Entrevista de emprego 5 Perguntas que deve fazer

Fazer perguntas na entrevista de emprego faz com que o recrutador fique com uma boa impressão: pode considera-lo inteligente e que está realmente interessado no trabalho, motivado, que sabe pensar de forma crítica, entre outros.

Ao fazer perguntas também dará informações ao recrutador que o ajudarão a elaborar melhores suas respostas ou, ainda, ajudá-lo a perceber se o ambiente de trabalho, empresa ou função estão de acordo com suas expectativas e o seu perfil profissional.

Veja de seguida cinco perguntas sugeridas pelo Work it Daily para fazer na entrevista de emprego:

1. Porque é que este trabalho está disponível?

O objectivo é saber o que aconteceu com o funcionário anterior: foi promovido? Foi demitido? Descobrir o que aconteceu com o seu antecessor poderá dizer muito sobre como poderá se sair na função.

2. Quais as qualidades ideais para desempenhar a função?

Não será estranho para o recrutador se fizer esta pergunta, afinal, já deve ter em mente aquilo que procura e muitas vezes não está na descrição do anúncio. Nas suas respostas, evidencie as qualidades que vão ao encontro às expectativas do recrutador e ganhe pontos em relação aos restantes candidatos.

3. Quais serão os maiores desafios deste cargo?

Esta resposta indicar-lhe-à o que é mais importante para este recrutador e terá pistas sobre o que deverá mencionar nas suas próximas respostas. Passará também a ter uma ideia melhor sobre a função e se está apto para abraçar o desafio.

4. O que gosta mais (ou menos) a trabalhar nesta empresa?

Pode pesquisar muito na Internet sobre uma empresa, mas nada melhor do que falar com alguém que realmente lá trabalha. O entrevistador pode dizer-lhe algo que não sabia e que torne o trabalho mais atraente e, de acordo com a resposta, poderá perceber se também se identifica com a cultura empresarial.

5. Com base na nossa conversa, está confiante de que sou a pessoa que poderá enfrentar os desafios deste trabalho?

Com esta pergunta consegue ter alguma noção se fez o que era preciso na entrevista para convencê-los de que é a pessoa indicada para a função. Se a resposta for “Sim”, poderá ir embora descansado porque sabe que causou uma boa impressão e que há grandes hipóteses de ficar com a vaga.

Se, por outro lado, a resposta for “Não”, nem tudo está perdido… É momento de questionar sobre as dúvidas que podem ter em relação a si e argumentar com exemplos reais, objectivos e interessantes para a empresa. Descubra quais são as objecções e faça com que não tenham dúvidas de que é a pessoa certa para a função.

 

Dica: Embora seja sempre uma boa ideia fazer perguntas na entrevista de emprego, certifique-se que não faz questões relacionadas com salários, seguros, férias, horários flexíveis ou qualquer outro benefício. Este assunto deve surgir por parte do recrutador ou numa etapa seguinte do processo de selecção. Fazer estas perguntas logo na primeira entrevista fará com que o recrutador fique com dúvidas sobre o seu interesse no trabalho e as motivações que o fazem querer trabalhar na empresa. Deixe para falar sobre remunerações e benefícios no momento de negociar uma oferta de emprego.