entrevista de emprego

Se vai a uma entrevista de emprego, deve preparar-se para responder às questões do recrutador. Para tal, é preciso pesquisar informações sobre a empresa, estudar o seu CV, treinar a respostas… Mas será que é suficiente saber responder às perguntas?

A resposta é não, já que também será preciso falar sobre si. Para que o seu discurso impressione o entrevistador:

1. Conte uma história da sua vida

Dizer que é trabalhador, ou tem veia comercial é fácil… demonstrá-lo é mais difícil. Escolha uma história/exemplo para mostrar como utiliza na vida real as suas competências.

Por exemplo, um candidato que queira destacar a sua pró-actividade (competência chave para trabalhar numa startup), pode contar a história de como montou o seu próprio negócio de criação de websites aos 15 anos, tendo já produzido mais de 120 páginas para empresas (indicando o nome das mais conhecidas).

2. Fale sobre a empresa

Sim, quando falar sobre si também deve falar sobre a empresa. Não basta falar do seu interesse na função – deve certificar-se de que fica claro, na entrevista de emprego, de que quer trabalhar para aquela empresa em específico.

Pode explicar porque se identifica com a missão da empresa, falar da experiência que teve com o seu produto ou que a conheceu através das notícias, por exemplo.

Por exemplo, um engenheiro informático que queira produzir jogos, pode dizer quais os jogos criados pela empresa que o incentivaram a tirar uma especialização naquela área.

Ao criar uma ligação com a empresa está a assegurar ao entrevistador que não é só um novo trabalhador – é um novo membro da equipa que vai fazer os possíveis para ajudar a empresa a crescer.

3. Dê uma resposta curta e concisa

Evite grandes discursos pois poderá perder a atenção do recrutador. 60-90 segundos são suficientes para responder à pergunta “Fale-me de si”. Determine quais as informações mais importantes para mostrar que é o candidato que a empresa procura.

 

Não improvise o seu discurso: antes da entrevista de emprego, escreva numa folha os pontos mais importantes a focar e a história que quer contar. Depois, molde a sua resposta de acordo com o entrevistador e a linha de conversa.

 

Fonte: The Daily Muse