Enviou o seu currículo e foi chamado para uma entrevista. Tem-se preparado durante dias e agora está preparado para impressionar o recrutador. Estas são as coisas que não deve esquecer antes de ir para a entrevista.

Pesquise a empresa, o cargo e o seu entrevistador

Antes de ir para a sua entrevista, tome conhecimento da missão da empresa, a sua maior concorrência, a estrutura da cultura organizacional e as tendências com que a empresa está a lidar de momento. Quando é chamado para uma entrevista, não tenha receio de perguntar com quem se vai encontrar. Obtenha o nome do(s) entrevistador(es), se possível, para que possa fazer uma pesquisa e preparar algumas questões. Assim que souber quem é o seu entrevistador, prepare três questões que lhe pretende colocar. Considere questionar o potencial de crescimento, o que o recrutador mais gosta sobre a empresa, e até há quanto tempo tem feito parte da empresa. Este tipo de questões demonstram o seu interesse na empresa e nos recrutadores, o que deverá deixar uma boa impressão.

Avalie as suas capacidades

Saiba as capacidades e responsabilidades necessárias para exercer o cargo. Posteriormente, avalie as suas capacidades e pontos fortes. Destaque as capacidades que vão ao encontro dos requisitos do cargo. Aponte e memorize essas capacidades de modo a conseguir dar uma maior ênfase durante a entrevista. Apesar de não poder antecipar todas as questões que lhe possam ser colocadas, existem formas de se preparar para as mais comuns. Pense na experiência profissional que vai ao encontro do que a empresa pretende. Quando lista as suas capacidades, certifique-se que tem um exemplo que possa demonstrar como adquiriu essas capacidades.

Prepare o seu portefólio e material

Prepara o seu portefólio de entrevista antes do tempo. Assegure-se que o mesmo contém três cópias do seu currículo (de preferência com qualidade), de certificados ou licenças, cartas de recomendação e listas de referências. Não se esqueça de trazer um caderno ou bloco de notas e uma caneta para tirar notas durante a entrevista.

Tenha o seu vestuário planeado

O que leva vestido para uma entrevista é tão importante como o seu comportamento durante a entrevista. Deve optar por algo profissional e conservador. Lembre-se que a opinião do recrutador sobre si é feita em menos de 60 segundos. Ao aderir a estas sugestões, estará preparado para demonstrar as suas melhores capacidades ao recrutador e de arrasar na entrevista.

 

Fonte: Work It Daily