Entrevistas qual a melhor maneira de se apresentar

Aquilo que diz durante a primeira fase da entrevista irá fazer uma enorme diferença no processo de selecção – de forma positiva ou negativa.

De facto, alguns recrutadores pode tomar a decisão de rejeitar um candidato com base naquilo que faz (ou não faz) assim que se conhecem. E é por este motivo que é importante estar atento às suas atitudes durante as entrevistas e pensar cautelosamente na forma como se irá apresentar.

Como se apresentar?

Quando chega ao local da entrevista deve-se apresentar à pessoa que o recebe identificando o seu nome e o motivo da sua visita. Por exemplo, “Boa tarde, o meu nome é Pedro Silva e tenha uma entrevista agendada com Isabel Costa às 15h00”.

De seguida, muito provavelmente, será levado para a sala de entrevista onde irá aguardar pelo entrevistador. Novamente, tenha cautela e apresente-se calmamente.

Estenda a mão, diga que é um prazer conhecê-lo, sorria e certifique-se de que estabelece contacto visual. Por exemplo, (enquanto sorri) “Sou Pedro Silva, muito prazer em conhecê-lo”.

Dica: evite ter as palmas das mãos suadas. Se possível, lave as mãos e seque-as antes da entrevista. Se não for possível, tenha um lenço à mão.

Seja directo e conciso

Ao longo da entrevista terá oportunidade de se dar a conhecer de forma mais aprofundada. A maioria dos recrutadores começa a conversa com uma questão aberta tal como “Fale-me sobre si”. A base da sua resposta deve estar focada em elementos-chave da sua experiência que serão úteis na função a que se candidata.

Analise o anúncio com antecedência e prepare os pontos-chave que deve referir relativamente aos seus interesses, competências, experiências e qualidades pessoais.

Mantenha o interesse

A sua introdução deve ser curta o suficiente para agarrar o interesse do recrutador. Geralmente, um rápido resumo das suas qualificações mais relevantes será suficiente. Demonstre sempre entusiasmo pela função e pela empresa.

Esteja preparado

O entrevistador pode ir fazendo perguntas relativamente à sua apresentação, por isso é importante que se lembre que pode ter que justificar alguma das suas afirmações. Durante as entrevistas, esteja preparado para fornecer exemplos específicos de como adquiriu conhecimentos ou de situações em que tenha aplicado determinadas competências, e tenha tido sucesso.

Seja profissional

Independentemente do emprego a que se candidata, é esperado que aja de forma profissional durante todo o processo de recrutamento, desde o momento em que cumprimenta o entrevistador até ao momento em que se despede e agradece.

 

Fonte: The Balance