Escrever um currículo é sempre algo que parece fácil, mas é muito mais complicado do que parece. Perguntas como o que colocar, como colocar, saber o que escrever nas competências e muitas outras acabam por encher o pensamento.

Sendo este o currículo que lhe vai garantir o primeiro emprego, existem alguns conselhos a ter em consideração antes de começar a escrever.

1. Deixe de lado o papel, as fontes e as apresentações

As empresas não serão impressionadas com as formas e cores que o currículo apresenta. Esqueça esses pormenores e foque-se naquilo que chamará a atenção dos recrutadores: as suas competências e conquistas.

2. Valorize as suas experiências e formação

Não deixe de fora as suas experiências, ações como voluntariado ou contacto com outras empresas, situações que mostram o seu trabalho e determinação naquilo que fez e conquistou.

3. Escreva o currículo para o emprego que quer, não para um qualquer

Tem preferência em trabalhar numa floresta ou num escritório? Gosta de viajar e conhecer novas pessoas? Prefere trabalhar em equipa ou sozinho?

Para além das suas competências e experiência, saiba como escrever o seu currículo para o emprego que deseja, candidate-se para o que está preparado e para o que entusiasma.

4. Saiba o que os recrutadores procuram

Leia sempre os anúncios com atenção. Tente saber mais sobre a empresa, através de pessoas que conheça que possam ter conhecimentos sobre essa empresa ou setor de modo a ajudá-lo.

Informe-se mais sobre o setor onde deseja trabalhar. Assim que souber o que a empresa pretende, será mais fácil escrever um currículo e carta de apresentação que mostra à empresa os benefícios em contratá-lo.

 

Fonte: Work It Daily