Outbound e Inbound Recruitment são as duas principais estratégias utilizadas na aquisição de novo talento.

Resumindo, no recrutamento Inbound, os candidatos são activos e vão “ter” com a empresa. Por outro lado, no recrutamento Outbound, os candidatos são passivos e as empresas têm que ir atrás dos mesmos.

Apesar de diferentes filosofias e estratégias, o objectivo é o mesmo: contratar o candidato ideal.

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Recrutamento Inbound vs Outbound

O Inbound  Recruitment é uma estratégia em que as empresas, de forma continua e pró-activa, tentam atrair os candidatos com o objectivo de os levar a escolher a empresa enquanto local para trabalhar.

Por outro lado, o recrutamento Outbound é uma estratégia onde o recrutador pesquisa e contacta candidatos com um determinado perfil para uma determinada vaga. Aqui o processo de recrutamento é encurtado, passando logo para a fase de apresentação de uma proposta de trabalho.

Vantagens do Recrutamento Inbound

Maior leque de candidaturas

Com esta estratégia, mais pessoas irão ter conhecimento de que está a recrutar. Pessoas de diversos lugares terão acesso à sua campanha de recrutamento e terão a possibilidade de se candidatarem.

Pode ter centenas de pessoas a competirem por uma posição na sua empresa, o que significa que terá muito por onde escolher.

Estratégia duradoura

Depois de lançar uma campanha de recrutamento, a mesma pode ficar activa por tempo indefinido. Pode até lançar campanhas gerais e de candidaturas espontâneas para ir aumentando e enriquecendo o seu leque de candidatos.

Vantagens do Recrutamento Outbound

Público-alvo mais específico

Com esta estratégia, terá a possibilidade de alcançar o candidato ideal por sua conta, ao invés de esperar que o mesmo vá até si. Para vagas que exijam competências específicas ou uma maior experiência, o Outbound é uma grande vantagem.

Terá melhores resultados pesquisando uma pessoa específica do que ao procurá-la no meio de centenas de candidaturas.

Estratégia mais pessoal

O Outbound Recruitment é um método mais pessoal. Não só tornará a sua empresa mais “amigável” e mais acessível para o seu público-alvo, como pode levar a que a sua relação com o potencial candidato recrutado comece logo com o pé direito.

 

Qual escolher?

Ambas as estratégias são utilizadas regularmente por diversos recrutadores. Nenhuma delas é “comprovadamente” melhor que a outra. Tudo depende daquilo que procura e do que pretende.

 

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Fontes: Recruiter e Talentlyft