Todas as empresas que estão a recrutar esperam conseguir captar a atenção e o interesse dos melhores profissionais para as funções que precisam de preencher. No entanto, nem sempre os candidatos ideais estão a “ouvir”: podem estar empregados e não activamente à procura de emprego.

Assim, é inegável o valor que os profissionais que já estão a trabalhar podem trazer a uma organização – independentemente da importância de comunicar com o mercado de trabalho com candidatos disponíveis.

É neste contexto, que relançámos a ferramenta de Pesquisa de CVs, onde as empresas e os recrutadores poderão pesquisar, identificar e abordar candidatos passivos.

Conheça a funcionalidade de Pesquisa de CVs e contacte-nos para mais informações.

Como funciona a Pesquisa de CVs?

1. Faça Pesquisas

Com esta funcionalidade, pode criar pesquisas adaptadas ao perfil que pretende, baseadas em keywords presentes nos CVs, nos perfis (região, experiência, formação e idiomas) e nos interesses dos candidatos (funções e sectores).

Critérios de Pesquisa Disponíveis

Palavras Chave

A pesquisa por palavras-chave é feita analisando o CV dos candidatos. Alguns exemplos de pesquisas possíveis:

  • Cozinheiro cozinheira cozinha – devolverá CVs que contenham pelo menos uma destas palavras, mostrando primeiro os mais relevantes
  • “search engine optimization” – pesquisará CVs que contenham a expressão exacta que foi colocada entre aspas

Data de Acesso

Se pesquisar candidatos que tenham estado activos no último mês (ou seja, que fizeram pelo menos 1 candidatura) terá maior probabilidade de encontrar pessoas que estão efectivamente abertas a mudar de emprego.

Isto não significa que não faça sentido alargar o período de pesquisa em determinadas situações.

Perfil

Pode combinar a pesquisa por palavras-chaves com os campos fechados do perfil dos candidatos. Assim, pode filtrar/pesquisar resultados tendo em conta informações como:

  • Região
  • Experiência profissional
  • Nível académico
  • Área de formação
  • Idiomas

Interesses

Além de poder pesquisar por palavras-chave e por campos e fechados do perfil, poderá também pesquisar de acordo com as preferências de interesse preenchidas pelos candidatos em relação a:

  • Tipologia de Funções
  • Sectores de Actividade

2. Veja Resultados

Veja as informações de perfil dos candidatos devolvidos na pesquisa realizada, bem como um resumo de partes do CV dos candidatos onde constam as keywords que pesquisou.

3. Consulte Perfis sem Contactos

Veja os currículos dos candidatos, cujo perfil vai ao encontro daquilo que procura e conheça as competências e experiência profissional do candidato, em maior detalhe.

4. Desbloqueie Contactos

Utilize créditos de CV para desbloquear os contactos (nome, telefone e e-mail) dos candidatos que realmente lhe interessam e passar a visualizar as suas informações pessoais e a versão original do CV

Vantagens da Pesquisa de CVs

Com este modelo, só paga pelo que usa. Sem risco, nem desperdícios. Pode pesquisar o que quiser e abrir os CVs que entender: só utiliza créditos quando gosta do CV de um candidato e quer desbloquear os seus contactos directos para poder contactá-lo directamente.

1. Pesquisas ilimitadas

Sempre que tiver um pacote de Pesquisa de CVs activo no Alerta Emprego pode criar, gravar e fazer pesquisas ilimitadas, sem custo adicional, durante a duração do seu pacote.

2. Aberturas CVs ilimitadas

Além de poder fazer pesquisas ilimitadas, terá também aberturas ilimitadas de CVs. Assim, não paga para perceber se existem candidatos ajustados aos perfis que procura.

3. Contactos pagos

Na Pesquisa de CVs do Alerta Emprego apenas são debitados créditos de CVs quando, após visualizar o CV de um candidato, opta por desbloquear os contactos do candidato.

Organização da Pesquisa de CVs

1. Crie tags

Para cada candidato que aparecer nos resultados de pesquisa, poderá criar uma (ou várias) tag(s). Desde forma poderá atribuir a cada candidatos características que considere convenientes e até agrupar determinados tipos de candidatos.

Mais tarde, poderá filtrar os resultados, pesquisando as tag’s atribuídas.

2. Guarde pesquisas

Se efectuou uma pesquisa que virá a necessitar mais vezes, poderá guardar a mesma. Assim, evita estar sempre a pesquisar os mesmos campos, keywords e filtros de pesquisa.

Para tal, basta clicar em “Guardar Pesquisa” e mais tarde, quando quiser aceder à mesma, clicar em “Pesquisas Guardadas”.

 

Pretende testar esta funcionalidade? Contacte-nos para mais informações.