Investigadores da Universidade de Évora querem conhecer as emoções que as pessoas associam aos diferentes tipos de queijo e se essas emoções, relacionadas com os factores sensoriais – sabor, cheiro e textura – influenciam as preferências.

O ponto de partida para este estudo realizado por investigadores da universidade alentejana é “Que emoções há num queijo”.

O estudo decorre entre os dias 10 e 19 de Dezembro e o objectivo será provar diferentes tipos de queijo, enquanto identifica as suas características sensoriais e as emoções que estes lhe suscitam.

Os participantes ficam habilitados ao sorteio de uma máquina de café, um pack de experiências gastronómicas, um powerbank ou outros brindes.

 

Como refere a coordenadora do projecto, Elsa Lamy, “As escolhas alimentares dependem de diversos fatores. As pessoas podem preferir determinados aspetos sensoriais, em termos do sabor, cheiro ou textura dos alimentos, mas as escolhas não dependem apenas das características dos alimentos, mas também das características das próprias pessoas. É por isso que atualmente se começam a estudar, não só as diferenças individuais, em termos de perceção sensorial, mas também em termos das emoções ou da personalidade”.

As inscrições já estão abertas! Pode saber mais sobre o estudo e garantir a sua participação aqui.

 

Fonte: Notícias ao Minuto