images

Ao longo das suas carreiras, os CEO’s de empresas lucrativas foram aprendendo e desenvolvendo diversos hábitos. Contudo, todos eles têm algo em comum: consistência.

O The Muse reuniu a opinião de 30 CEO’s de sucesso relativamente a hábitos que deve adoptar para ser bem-sucedido, tanto a nível pessoal como profissional.

Faça algo novo todos os dias

“Todos os dias me forço a fazer algo fora da minha zona de conforto, só assim posso aprender e evoluir.”

Raaja Nemai, BucketFeet

Não tenha dias maus

“Todos os dias são diferentes e gerir uma empresa é muito complicado. Contudo ter um dia mau é uma opção. Existem dias de aprendizagem.”

Dan Teran, Managed by Q

Mantenha-se informado sobre as novas tendências

“Todos os dias passo uma hora ou duas a pesquisar novidades sobre tecnologias nas Redes Sociais. Estar obcecado pelas outras pessoas é negativo, mas estarmos informados é muito importante.”

Michael Bruch, Willow

Aceite convites para tantos eventos quanto possível

“Nunca se sabe quem vai encontrar ou que ideia terá enquanto conversa com outras pessoas.”

Liat Zakay, Donde Fashion

Habitue-se a experimentar

“Todos os dias experimento coisas novas e mudo a minha forma de trabalhar. Com o crescimento da minha empresa, as minhas funções mudaram de forma significativa e só com novas experiências é que encontro maneiras mais eficazes de fazer o meu trabalho.”

Zach Supalla, Particle

Evite bloqueios mentais treinando o seu cérebro

“Existem uma série de jogos e desafios que podemos utilizar: bolas de futebol, tabuleiros de Xadrez, Legos, etc. Quando fico bloqueado numa ideia, atiro uma bola à parede ou construo algo para o meu cérebro ‘respirar’. “

Dan Hogan, Medalogix

Nunca tenha medo de falar com alguém importante

“A maioria das pessoas é flexível e está receptiva a falar com outros profissionais. Seja objectivo em relação às suas necessidades.”

Kegan Schouwenburg, SOLS

Faça da pontualidade uma prioridade

“Esforço-me por chegar a tempo em todos os compromissos, sem excepção. Pode parecer óbvio, mas muitos profissionais não cumprem horários. Chegar atrasado demonstra pouco respeito pelos outros.”

Andy Bailey, Petra

Nunca peça a alguém para fazer algo que você não faz

“Por muito entusiasmante que seja a sua empresa e o seu trabalho, vão sempre haver tarefas mais aborrecidas. Mostrar que está disposto a arregaçar as mangas para fazer trabalho duro é um exemplo positivo para a sua equipa.”

Herbet Moore, WiseBanyan

Aprenda com outros líderes

“Todas as noites passo algum tempo a assistir a entrevistas e discursos de outros líderes que admiro. Aprendi muito sobre cultura empresarial e liderança.”

Lydia Gilbert, Dia&Co

Pratique Meditação

“Meditar durante 20 minutos de manhã e 20 minutos à tarde é um complemento ideal para o exercício diário. Desde que comecei esta rotina que tenho as ideias mais definidas e a minha concentração aumentou bastante.”

Elliot Tomaeno, ASTRSK

Oiça a versão áudio de livros sobre Auto-aperfeiçoamento enquanto conduz

“Nos últimos dois anos e meio já ouvi mais de 40 livros. Esses livros deram uma visão incrível de como gerir o meu negócio e adaptar as minhas competências.”

George Zlatin, Digital Third Coast

Comece todos os dias com uma atitude positiva

“Acordo e começo todos os dias com um pensamento: agradecer por aquilo que tenho – família, amigos e trabalho. O que é bom não é fácil de alcançar. Trabalhar arduamente e de forma dedicada acaba sempre por recompensar. Acredito que uma boa atitude é o segredo para ultrapassar obstáculos.”

Gary Miliefsky, SnoopWall

Arranje tempo para todos os seus colegas

“A nossa sede é nos E.U.A. mas também temos equipas na Europa e na Ásia. Falar com eles todos os dias é muito importante para o sucesso do negócio. Não só estão a par do que acontece na empresa como se sentem valorizados.”

Mike Sands, Signal

Aproveite o seu tempo enquanto conduz

“Gosto de agendar alguns dos meus telefonemas mais importantes para o momento em que estou a conduzir para o escritório – em segurança, claro! Pode ser frustrante viver longe do trabalho ou apanhar muito trânsito diariamente. Desta forma, torno esse tempo útil e certifico-me que as chamadas não são interrompidas por outras pessoas.”

David Goldin, Capify

Esteja preparado para cada encontro

“Antes de um encontro prepare sempre relatórios, leia artigos e ensaie o que vai dizer.”

Craig Boundy, Experian

Pratique Yoga

“O Yoga ajudou-me em várias áreas da minha vida. Obriga-me a desligar dos problemas por uns momentos e a estar focado no presente. Uma prática regular ajuda-me a ser um líder melhor, um pai mais paciente e a ficar em forma física e mentalmente.”

John Swanciger, Manta

Esteja rodeado de profissionais que o complementem

“Enquanto líder, é fácil sentir que precisa de saber fazer de tudo. No entanto, nunca vai conseguir ser o melhor em todas as tarefas. Aprendi a focar-me nas minhas forças e a rodear-me de pessoas talentosas, cujas competências complementem as minhas.”

Matt Lautz, Corvisa

Faça uma caminhada antes de dormir

“Todas as noites depois de deitar os meus filhos, faço uma caminhada de 30 minutos sozinho e sem música. Ajuda-me a esclarecer as ideias e acalma-me do stress diário. Mais importante ainda é que durmo muito melhor.”

Charlie Silver, Algebraix Data

Arranje tempo para a Ficção

“Melhora a sua imaginação e ajuda-o a fazer uma pausa nos seus pensamentos. Pessoalmente, ajuda-me a criar mensagens motivadoras e inspiradoras.”

Alicia Navaro, Skimlinks

Preocupe-se com a alimentação

“Desde que me lembro que tomo o mesmo pequeno-almoço com um batido energético de vegetais. Ajuda-me a ter energia para todo o dia e começo a manhã bem-disposto.”

Michael McDevitt, Terra’s Kitchen

Deixe o seu trabalho fora do quarto

“O local onde dorme deve ser sagrado. Deixe o trabalho, a televisão e outras tecnologias do lado de fora. Ajuda-me a reduzir os níveis de stress e a tornar o tempo de trabalho mais eficaz. Para além disso, o seu cônjuge também irá agradecer.”

Mark Fachler, Veestro

Utilize imagens gráficas para “mostrar” o futuro

“Quando descrevemos o futuro não podemos utilizar factos nem estatísticas para provar o nosso ponto de vista. Dependemos muito da nossa imaginação. Quando queremos mostrar a nossa visão do futuro a uma audiência temos que os transportar para um mundo diferente. Imagens e linguagem visual – como metáforas e analogias são uma óptima ajuda.”

Rob-Jan de Jong, Vongolo Consulting

Faça exercício todos os dias

“Nos últimos 12 anos tenho praticado exercício de forma religiosa, seja caminhar ou correr. Esta prática tem tido um papel fundamental na minha atitude diária e na eficácia do meu trabalho.”

Hannibal Baldwin, SiteZeus

Não entre em pânico

“As equipas olham para o seu líder para saberem que passos devem seguir. Arranjo sempre tempo para falar com clientes aborrecidos e com empresas descontentes. O objectivo é estar presente nos problemas que a minha equipa enfrenta e transmitir-lhes confiança.”

Mike Robinson, Broadview Networks

Use a abordagem 70/30 na sua vida profissional

“É importante aprendermos a ter o bom senso de tomar uma decisão confortável com 70% de informação. Esta abordagem ajuda-o a decidir o que é realmente importante e a entender que os restantes dados não compensam o tempo que demoramos a obtê-los.”

Tom Cotney, Mblox

Faça listas

“Todas as manhãs faço uma lista das três coisas mais importantes que preciso fazer nesse dia. Para além disso, faço uma lista das três coisas que preciso fazer cada semana e cada mês. Ajuda-me a manter a empresa na direcção acertada.”

Lisa Doley, Qylur

Encoraje a colocação de questões

“Dê oportunidade aos seus colaboradores de lhe colocarem questões sobre aquilo que precisarem. É importante sentirem que nenhuma questão é absurda ou forma dos limites. É com estas perguntas que eu consigo manter a empresa em ordem. Também me ajuda a ter novas ideias e a solucionar problemas mais rapidamente.”

Jyoti Bansal, AppDynamics

Fale com um cliente todos os dias

“A forma mais eficiente de recolher opiniões sobre a empresa é falar com os clientes. Sem eles, a minha empresa não era nada e a informação que recolho influencia bastante a minha forma de gerir o negócio e de planear o futuro.”

Navid Hadzaad, GoButler

Comece o dia com a caixa de e-mail limpa

“Para começar o meu dia de forma organizada, acordo cedo e limpo a minha caixa de e-mail. Tudo o que possa ser respondido de forma rápida ou enviado para outro departamento é retirado. O resto, coloco nas pastas adequadas para rever mais tarde. Assim, posso estar focado nas minhas reuniões matinais.”

Benjamin Habbel, Voyat