6 Modelos de out-of-office que pode utilizar durante pandemia da Covid-19

Out-of-office covid-19Vai ausentar-se do emprego? Está quase a ir de férias? Então, conheça alguns modelos de out-of-office adequados à pandemia da Covid-19 que pode utilizar.

Com tantas mudanças nos últimos tempos, até as tarefas mais simples vêm acompanhadas de questões extras. Por exemplo, a mensagem de out-of-office. Será que realmente precisa de um out-of-office automático se já não vai ao seu escritório há meses?

A resposta é sim!

A mensagem de out-of-office é tão importante para si como é para quem a recebe, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

É um lembrete que lhe mostra que se deve desconectar do trabalho, seja para recarregar energias ou focar-se na sua família. E até pode servir como um mecanismo de paz porque comunicou o que é necessário para que as coisas continuem a correr bem na sua ausência.

Algumas dicas que a sua mensagem pode incluir

  • Certifique-se que a mensagem está atualizada
  • Apresente um contacto alternativo
  • Informe quando estará de regresso ao trabalho (se possível)
  • Diga o que fazer em casos de urgência
  • Tenha em conta a cultura da empresa
  • Mostre a sua personalidade, sem ser demasiado pessoal
  • Mostre a sua gratidão

Com isto em mente, apresentamos-lhe alguns modelos de out-of-office que pode utilizar durante pandemia da Covid-19.

Se está a tirar férias para recarregar energias

Se pretende ir direto ao assunto, pode escrever:

Olá,

Obrigado pelo seu email. Vou estar ausente do escritório desde sexta-feira, 27 de novembro até ao dia 11 de dezembro, com acesso limitado ao email. Entrarei em contacto assim que regressar na segunda-feira seguinte, 14 de novembro. Se precisar de uma resposta imediata, pode entrar em contacto com a Maria Dias, a Gestora de Marketing da minha equipa, através do seguinte email: mariadias@empresa.pt.

Cumprimentos,

Patrícia Bastos

No entanto, se quiser divertir-se com a sua mensagem, pode escrever:

Olá,

Obrigado pelo seu email! Já arrumei o meu escritório improvisado durante a semana para não sair de casa nem fazer nada. É possível que esteja a mergulhar os pés na minha banheira em vez de numa praia e a cozinhar as minhas receitas preferidas, mas ainda estou a tentar desconectar-me e a recarregar energias.

Vou banir-me da minha caixa de entrada, por isso, se precisar de alguma coisa antes do dia 14 de novembro, entre em contacto com a Maria Dias, a extraordinária Gestora de Marketing, através do email: mariadias@empresa.pt. Contudo, se for algo urgente, ela saberá como entrar em contacto comigo enquanto estou a fazer a maratona da série Friends.

Felicidades,

Patrícia Bastos

Se estiver doente ou a cuidar de alguém doente

Por outro lado, se estiver doente ou a cuidar de alguém doente, pode não sentir-se confortável a partilhar detalhes. Pode simplesmente usar palavras como assuntos familiares.

Olá,

Estou ausente do escritório por motivos familiares e a verificar os meus emails de forma intermitente. Apesar de não ter uma data fixa para o meu retorno, anseio por ler a sua mensagem quando regressar. Até lá, pode contactar a Maria Dias, a Gestora de Marketing através do email: mariadias@empresa.pt.

Os melhores cumprimentos,

Patrícia Bastos

Se estiver a trabalhar num horário diferente

Caso o seu horário tenha sofrido alguma alteração, independentemente das razões, uma mensagem de out-of-office é uma boa ferramenta para o comunicar e definir expetativas. Por isso, pode escrever algo como:

Olá,

Estou atualmente a trabalhar em part-time: Segundas e Quartas das 09h às 17h e às Quintas das 09h às 13h. Se está a receber esta mensagem, significa não estou disponível para lhe responder neste momento. Se está com urgência, pode contactar a Maria Dias, a Gerente de Marketing, através do seguinte email: mariadias@empresa.pt.

Obrigado pela compreensão e paciência.

Cumprimentos,

Patrícia Bastos

Se for dispensado

É opção sua mencionar o facto de ter sido dispensado. Mas, se estiver a trabalhar numa empresa que onde grande parte dos colaboradores foram dispensados, pode ser confuso não mencioná-lo. Por isso, pode escrever:

Olá

Obrigado pelo seu email. Estou de momento dispensado indefinidamente e não estarei disponível para verificar os emails durante este período. Por favor, entre em contacto com a minha colega, Maria Dias, Gestora de Marketing, que o poderá ajudar enquanto estiver ausente. Pode contactá-la através do email: mariadias@empresa.pt.

Mantenha-se em segurança,

Patrícia Bastos

Se preferir não mencionar os detalhes, então pode escrever algo como:

Olá,

Obrigado pelo seu email. Estarei ausente durante o mês de Janeiro para verificar os emails. Entretanto, entre em contacto com a Maria Dias, Gestora de Marketing, através do seguinte email: mariadias@empresa.pt

Obrigado pela sua paciência.

Cumprimentos,

Patrícia Bastos

 

Fonte: The Muse

 

Saiba Mais:

Planear a Festa de Natal da empresa em 2020 não vai ser fácil, principalmente em tempos de Covid-19. No entanto, apresentamos algumas ideias que pode considerar para não ter de cancelar o evento.

Nestas épocas festivas, há sempre colaboradores que podem parecer menos entusiasmados para a festa de natal da empresa. Aproveite e conheça as sete principais razões para os seus colaboradores não gostarem das festas da empresa.

Está com processos de recrutamento em aberto? Sente dificuldades em determinados processos? Então, conheça todas as nossas soluções para o auxiliar no recrutamento.

Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.

Carreiras: dicas essenciais para dar o próximo passo

Crie um CV profissional online

Siga-nos

Artigo anterior Contact Centers: aposta no digital mantém criação de emprego qualificado durante a pandemia
Próximo artigo Procura emprego em part-time? Conheça as mais de 250 ofertas disponíveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar