A verdade é que quer se adore ou se odeie, o networking é sem dúvida uma boa forma de encontrar emprego. Certamente que já ouviu pessoas a comentarem “este emprego caiu do céu”, e imediatamente percebe que tudo aconteceu através das redes de contactos. Se estiver à procura de emprego, então precisa de saber como aumentar as suas oportunidades.
Veja 5 dicas essenciais de networking para quem procura emprego:
1. Perceba que a sua rede contactos é maior do que pensa
Uma boa rede de contactos se resume às pessoas com quem trabalha ou quem trabalhava, mas sim todos que conhece. Colegas e chefes antigos são ótimos contactos, mas também as pessoas com quem o seu cônjuge trabalha têm um grande potencial, os seus amigos, família, e ainda os colegas de trabalho dos seus amigos e família. Os pais dos amigos dos seus filhos, os professores ou treinadores, o seu médico por exemplo.
Nunca sabe de onde pode vir um emprego para si, por isso coloque todas as hipóteses em cima da mesa.
2. Mantenha contacto com a sua rede
Para manter a sua rede sempre atualizada tem que alimentá-la, até mesmo quando não precisa. Um boa forma de fazê-lo é cada 3 a 6 meses, enviar um email ou uma mensagem para o Facebook e/ou LinkedIn para todos os seus contactos. O objetivo é manter o contacto ativo regularmente, mesmo que não tenha um motivo.
Diga um “olá”. Mostre-lhes o que está fazer. Por exemplo, envie algo do qual possam estar interessados, um link de um artigo ou recomende um livro. Mostre também que estará disposto a ajudar caso precisem de si. Assim, conseguirá ter uma rede saudável – dar e receber.
3. Mantenha a rede sempre em crescimento
Sempre que conhece pessoas novas em eventos do seu trabalho, por exemplo, peça o email ou o link do LinkedIn e adicione-os à sua rede. Junte-se também a grupos no LinkedIn, participe em discussões e faça comentários.
4. Sempre que puder ofereça ajuda
Ao ajudar os outros, mostrará boa vontade da sua parte que o pode ajudar também quando precisar. Vai ver que se ajudou alguém, mais tarde é lhe mais confortável pedir ajuda se precisar. Por isso, envie novidades interessantes ou links de artigos.
5. Seja honesto com a sua rede de networking
Se não perguntar, ninguém o pode ajudar. Se está à procura de emprego, informe os seus contactos que realmente está à procura. Quando possível, gostamos de nos ajudar uns aos outros, nem que seja partilhar a informação de que abriu uma nova vaga ou mencionar um nome de contacto. Por isso, permita que o ajudem.
Fonte: Work it Daily