Os homens continuam a liderar os cargos de topo nas empresas portuguesas, ocupando 85% dos membros dos órgãos de administração e fiscalização.

De acordo com um estudo da consultora Mercer sobre a remuneração de executivos de topo, comparativamente a 2017 esta diferença diminuiu, mas ainda assim “as mulheres continuam sub-representadas nos papéis de liderança”.

O estudo baseado em cerca de 55 empresas em Portugal mostra ainda que a remuneração fixa dos homens em cargos de topo é 20% mais alta que a das mulheres. Se incluirmos a remuneração variável, a diferença sobe para 30%.

Relativamente à representação de ambos os sexos nos órgãos de administração, este estudo identifica rácios entre 20% e 30% nas empresas portuguesas cotadas participantes, não existindo em alguns casos uma representação mista.

De referir que a proporção de pessoas de cada sexo designadas para cada órgão de administração e de fiscalização de cada empresa não pode ser inferior a 33,3%.

Fonte: Economia ao Minuto

 

Está à procura de emprego? Conheça aqui os perfis profissionais mais procurados em 2021 e saiba se se encontra dentro das tendências do mercado de trabalho.

Estenda a sua procura de emprego ao nosso portal de emprego e conheça todas as oportunidades profissionais ao seu alcance.