Por todo o mundo, recrutar mulheres para cargos de tecnologia não é tarefa fácil para as empresas, portanto deixamos-lhes cinco estratégias a implementar para facilitar o processo.

Além da necessidade de trabalhadores qualificados, ter um ambiente igualitário na empresa é também uma mais valia para promover a igualdade de género.

1. Abordar as diferenças de género existentes

Habitualmente as mulheres são promovidas com menos frequência em cargos de tecnologia e têm salários mais baixos que os homens. Além disso, muitas enfrentam outros problemas como assédio ou agressão no local de trabalho.

Para atrair candidatas para a sua empresa, deverá criar programas e novas políticas internas que devem assentar numa base estável, portanto:

  • Comece por determinar como é que as suas funcionárias atuais veem o seu local de trabalho. Faça reuniões de pequenos grupos e individualmente com cada funcionária e procure resolver as questões levantadas.
  • Agende uma reunião com o departamento de Recursos Humanos a fim de analisas quaisquer reclamações de preconceito de género existentes, sejam abuso, discriminação salarial, promoção, entre outras.
  • Solicite um feedback regular aos seus funcionários, para que os problemas existentes sejam resolvidos de imediato.

2. Criar ligações com entidades externas para contratação

  • Aproveite os estabelecimentos de ensino locais para recrutar mulheres para a realização de estágios ou trabalhos em part-time ou freelancer, enquanto terminam os seus estudos.
  • Se houver a possibilidade de tele-trabalho alargue horizontes a faculdades noutras cidades ou países, com isto poderá fazer uma pré-seleção de funcionárias com talento para a sua empresa.
  • Trabalhe com organizações sem fins lucrativos que oferecem formação para mulheres jovens.

3. Promover a igualdade de género interna e externamente

É importante a visibilidade dos seus esforços para atrair e manter mais mulheres na sua empresa, então:

  • Certifique-se que os salários de funcionários com os mesmos cargos são iguais e, anuncie-o publicamente.
  • Desenvolva um processo de promoção transparente. Muitas mulheres na área da Tecnologia afirmam não haver uma maneira clara de promoção nas suas empresas.
  • Crie programas de rotação. Estes irão permitir a que todos os seus funcionários, independentemente no género, aprendam todos os aspetos do negócio e incentiva o empenho na perspetiva de liderança.
  • Construa equipas diversificadas de género. Isto acabará com questões de género e deixa que novos candidatos, em entrevista, o vejam – isto tornará a sua empresa seja mais atraente.
  • Quando colocar mulheres em cargos de liderança, divulgue-o!

4. Implementar políticas favoráveis à família

As políticas favoráveis à família são essenciais para manter e recrutar mulheres na área da Tecnologia. Fale com as mulheres que trabalham na sua empresa para perceber as suas necessidades e tenha em conta os seguintes fatores:

  • Procure ter uma licença parental remunerada no pacote de benefícios.
  • Atribuição de apoios, como subsídios para assistência aos dependentes ou parcerias com creches.
  • Trabalho flexível para mulheres que tenham sido mães recentemente.

5. Abordar preconceitos no recrutamento

As pesquisas mostram que as mulheres podem evitar candidatar-se a empregos com descrições com uma linguagem demasiado masculina, então:

  • Procure padronizar as questões feitas na entrevista e usar testes de habilidades para avaliar os candidatos.
  • Tenha uma equipa de recrutamento misto, mulheres e homens num processo de recrutamento irá dar mais confiança a uma candidata.

Resumidamente o seu caminho para ter uma empresa com maior diversidade de género começa com a avaliação e abordagem de quaisquer preconceitos de género existentes. Deve criar ligações externas fortes, aumentar as oportunidades de progressão de carreira para mulheres, implementar políticas favoráveis à família e evitar práticas de contratação com preconceito.

Fonte: The Network