Por vezes e independentemente do seu esforço na preparação para a sua entrevista de emprego, há coisas que não correm bem. Talvez tenha acordado com dores de cabeça, ou não consegue parar de pensar na má fase que está a tentar ultrapassar na sua vida.

O quer que seja, as circunstâncias podem-no derrubar até no seu melhor, resultando numa má entrevista de emprego.

Veja as três estratégias que lhe podem ser úteis para conseguir lidar e recuperar da má entrevista de emprego.

Dê tempo para recuperar

Uma má entrevista pode deixá-lo frustrado e aborrecido. Dê tempo ao tempo, para refletir sobre a sua experiência, mas não fique a obcecado com o que aconteceu. Facilmente pode cair na depressão e começar a pensar que a entrevista correu pior do que na realidade correu. Não se esqueça, isto é apenas uma oportunidade, e haverão muitas mais.

Aprenda a lição

Após ter refletido sobre o que aconteceu na entrevista, pergunte a si próprio se há algo que possa aprender com os seus erros. Será que correu mal porque se atrasou? Atrapalhou-se a responder a uma pergunta básica?

Não conseguiu demonstrar a sua paixão pela área de trabalho? Se conseguir identificar a razão específica que levou a entrevista a correr tão mal, pode ajudá-lo a resolver o problema, seja com esta oferta ou a preparar a próxima entrevista de emprego.

Peça uma segunda oportunidade

Ninguém quer fazer má figura numa entrevista, mas os recrutadores também são seres humanos e percebem que todos temos maus dias. Se acha que estragou a oportunidade daquela entrevista, não desista logo. Apesar de não haver uma solução em concreto, é sempre uma boa ideia enviar um e-mail a agradecer a oportunidade da entrevista de emprego, após esta.

Aproveite e explique a razão de não ter conseguido dar o seu melhor na altura, pelo menos mal não fará.

Após explicar a situação, pergunte se existe algum modo de poder repetir a entrevista, e quem sabe se não ficará surpreso com a resposta dos recrutadores.

Como pedir uma segunda oportunidade

Apesar de nem todos os recrutadores terem a disponibilidade para repetir uma entrevista de emprego, se acha que a sua correu mal, tente explicar através de um e-mail as razões que o impediram de estar no seu melhor.

Não vai querer exagerar com as desculpas, mas certifique-se que:

  • Explica brevemente o que correu mal (doença, problema imprevisto), mas sempre de modo curto e direto;
  • Destaca o seu interesse no cargo, mencionando as capacidades específicas que traria para o cargo;
  • Se oferece para repetir a entrevista, ou pergunta se a podem repetir de outro modo;
  • Reforça a opção de contactar as suas referências, pois estas podem fazer toda a diferença.

 

Fonte: The Balance Careers