Outsystems

É a notícia do dia: há mais um unicórnio português. A empresa de low code OutSystems está avaliada em mais de mil milhões de dólares.

Actualmente, a empresa conta com 700 funcionários e opera em 52 países, sendo líder no mercado do desenvolvimento rápido de aplicações.

Mas, como é trabalhar numa empresa assim? O novo unicórnio português explica tudo no livro “The Small Book of The Few Big Rules – OutSystems Culture Book” – o documento que explica a cultura da empresa.

Cultura empresarial da OutSystems

Apenas de alguns tempos mais difícil, a empresa sempre teve uma excelente cultura empresarial e têm-se esforçado por manter essa cultura preservada ao longo do tempo e das novas contratações.

Conheça de seguida as principais regras que estão em vigor na empresa e que a tornam inovadora e um óptimo local para trabalhar:

Regra nº 1 – Perguntar sempre ‘Porquê?’

Os colaboradores têm o direito de saber por que motivo estão a fazer alguma coisa. Se tivessem que escolher a regra mais importante para trabalhar na OutSystems, seria esta.

Fazer perguntas, descobrir por que é que as coisas acontecem, por que são feitas de certa forma e por que motivo o que fazem é importante para a empresa.

Regra nº 2 – Resolver as ‘crises’ desde o início

É importante resolver as coisas enquanto são pequenos problemas. Como? Estando atento aos sinais e agir sobre eles. Para além disso, entender o que é relevante.

Regra nº 3 – Ser proactivo

Ambicionar sempre aprender mais e perceber o que a empresa faz. Depois, apresentar soluções e sugestões. Na OutSystems, os erros são aceitáveis – é assim que se aprende e cresce.

Regra nº 4 – Ser prestável

Ajudar e não ter medo de pedir ajuda. As pessoas na empresa estão dispostas a ajudar os colegas e estes deverão usar isto em seu benefício. Para além disso é importante estarem sempre disponíveis para ajudar, mesmo que não faça parte das funções.

Regra nº 5 – Prioritizar

Definir sempre prioridades. Fazer as coisas acontecer é importante, definindo o que é prioritário e despachando essas tarefas primeiro.

Regra nº 6 – Comunicar de forma clara

Aqui, é fundamental colocar-se no lugar dos outros. Comunicar de forma a que os colegas consigam perceber o que dizem e sobre o que falam. Isto aplica-se também em comunicações com os clientes. Como? Acima de tudo é importante saber ouvir e evitar jargões e vocabulário demasiado técnico ou complexo.

Regra nº 7 – Exceder-se

“Tudo o que faça, faça bem. Evite trabalho desleixado.” Os colaboradores devem ter orgulho naquilo que fazem e como tal, deve estar bem feito.

O porquê destas regras?

  1. Colaboradores motivados são colaboradores felizes
  2. Inovar de ‘baixo para cima’ cria grandes Líderes
  3. Sentido de urgência para bem servir o cliente
  4. Ajudar os colaboradores a pensar de forma independente e proactiva
  5. Detectar as mudanças nas indústrias

Faça o download do livro completo aqui.

Conheça também as oportunidades de emprego em aberto na OutSystems aqui.