mentiras que as empresas dizem aos candidatos

Tal como os candidatos exageram ou dizem “meias-verdades” no seu CV, também os recrutadores utilizam algumas expressões que nem sempre são sinceras.

A lista que se segue, elaborada pelo Business Insider, compila as 8 mentiras mais comummente utilizadas pelos recrutadores. Note que alguns recrutadores podem estar a ser sinceros quando utilizam estas frases – não ponha logo de parte essa hipótese.

1. “O seu CV ficará na base de dados.”

Para amenizar o sentimento de rejeição, algumas empresas optam por dizer ao candidato que o seu CV ficará na base de dados da empresa. Raramente essas bases de dados são utilizadas quando existem novas vagas.

Assim, sugerimos que continue à procura de emprego e melhore a sua candidatura.

2. “Se existirem oportunidades no futuro, será contactado.”

Mesmo que o recrutador o considere um bom candidato, é pouco provável que se lembre de si quando surgir uma nova vaga. As empresas recebem centenas de respostas para cada anúncio de emprego, pelo que é complicado recordá-las a todas.

Se está determinado a trabalhar naquela empresa, mantenha-se atento aos sites de emprego e procure perceber qual o perfil que procuram.

3. “Dentro de duas semanas damos-lhe uma resposta.”

Como já muitos candidatos tiveram a possibilidade de perceber, nem sempre os prazos que os empregadores dão são realistas. O que os mesmos querem dizer é que, se não houver qualquer outro assunto mais urgente, é esperado que dentro de mais ou menos duas semanas já tenham uma resposta para lhe dar.

Saiba aqui quanto tempo deve esperar por uma resposta após a entrevista de emprego.

4. “Será informado da nossa decisão, seja a resposta positiva ou negativa.”

Uma das maiores queixas dos candidatos é não obter qualquer tipo de resposta às suas candidaturas. Nem sempre os empregadores têm tempo para responder às centenas de pessoas que submeteram os seus curriculum vitaes. Não desanime e continue à procura – não fique à espera da resposta.

5. “Ficámos muito impressionados com o seu currículo, mas tivemos muitos candidatos altamente qualificados.”

Esta afirmação pode ser feita com veracidade, mas algumas vezes é utilizada para poder dar um motivo simples para não ser o candidato escolhido.

Se considera que tem pouca formação, invista em cursos superiores ou especializações que lhe darão vantagem sobre os demais candidatos.

6. “Decidimos por um candidato com mais experiência”

Tal como a afirmação anterior, esta pode ser somente uma boa desculpa para não o contratarem. Avalie a sua entrevista de emprego: será que disse algo ou teve uma postura que fez com que não fosse escolhido?

7. “A nossa cultura empresarial é muito boa.”

Não ouça somente o que o entrevistador lhe está a dizer – uma boa cultura empresarial atrai novos colaboradores, por isso a maioria das empresas afirma tê-la. Analise a cultura empresarial:  como é a relação chefias/colaboradores? Existe flexibilidade nos horários? Nos corredores existe alguma decoração/jogo que mostre a jovialidade da empresa?

8. “Oferecemos benefícios espectaculares.”

Em muitas empresas esta afirmação é real. Não desconfie desde logo.

Para confirmar a veracidade desta alegação, peça ao entrevistador que lhe dê exemplos dos benefícios que oferecem. Por exemplo, se o mesmo disser que é oferecido um almoço por mês  à equipa, peça-lhe para indicar onde foi o último e como correu. Ajudá-lo-à a compreender a cultura da empresa e os benefícios que lhe estão a ser apresentados.

 

Lembre-se que, por vezes, as empresas dizem pequenas mentiras para amenizar o sentimento de rejeição dos candidatos. Mantenha a determinação e continue à procura.