Quando uma empresa está a recrutar, o objectivo principal é encontrar o melhor candidato para a posição.

No entanto, em muitos casos, os melhores candidatos estão empregados e, como tal, não estão activamente à procura de emprego.

Mas então como encontrar os melhores candidatos, que possivelmente estão empregados? Indo ‘atrás’ deles de forma pró-activa.

Leia o artigo e descubra os principais benefícios de pesquisar candidatos em bases de dados de CVs.

Conheça a nossa solução de Pesquisa de Cvs

Alcançar mais candidatos

Quantos mais meios utilizar, maior a hipótese de encontrar e identificar potenciais bons candidatos.

Desta forma irá ainda ter acesso a candidatos passivos, que não estão activamente à procura de um novo emprego, mas que podem estar abertos a ouvir novas propostas, se uma boa oportunidade surgir.

Para além disso, ao pesquisar candidatos em portais de emprego terá acesso às informações de perfil de cada candidato assim como ao seu currículo.

Reduzir o tempo de recrutamento

Ao pesquisar candidatos de forma pró-activa terá mais probabilidades de agrupar um leque de candidatos qualificados e relacionados com as áreas de actuação da sua empresa.

Desta forma, quando abrir uma nova vaga que de adeque aos seus perfis, poderá contactá-los directamente, por telefone ou e-mail,  e perceber se existe ou não interesse da parte dos candidatos.

Ao pesquisar candidatos de forma pró-activa, evita desperdiçar tempo a analisar currículos de candidatos sem interesse.

Recrutar para cargos mais específicos

Quando recruta para cargos mais específicos ou que exigem competências e um nível de experiência mais elevado, decerto já se deparou com dificuldades mais acrescidas.

Ao realizar pesquisas em base de dados de candidatos consegue pesquisar e filtrar exactamente por aquilo que procura – seja a nível de área de formação, experiência profissional, idiomas, etc.

 

Conheça a nossa solução de Pesquisa de Cvs

Fontes:

Resources – sourcing candidates

Resources – source job boards