20

Adora comer pizza e está sempre a pensar no pepperoni e na mozzarella e não no trabalho? Escolhe as suas férias, consoante a qualidade das pizzas? Então este é o momento de repensar no seu futuro. Alguma vez pensou em ser um consultor internacional de pizzas?

Se o sim venceu, então é um forte candidato a esta função. Contudo, não poderá candidatar-se à função em si, mas pode construir uma carreira independente como tanto outros amantes de pizza.

O The Culture Trip teve em consideração a experiência de Anthony Falco, que construiu a sua carreira como consultor internacional de pizza, e mostrou como é possível ser o próximo. Mas para isso, tem que dedicar-se muito e gostar mesmo de pizzas.

Foi graças à sua paixão por pizza e ao conhecimento da indústria, que Anthony Falco construiu a sua carreira sozinho e que muitos invejam.

Depois de trabalhar na famosa pizzaria Roberta’s em Brooklyn, Nova Iorque, durante 10 anos como chef de pizza, Anthony criou o seu próprio negócio de consultoria em 2016. Desde esse ano, já viajou para nove países e ajudou alguns proprietários de restaurantes a construírem os seus negócios na produção e venda de pizzas.

Para Anthony Falco, se quer ser um consultor de pizza tem mesmo que adorar pizzas e gostar de viajar. E acrescenta que também é importante trabalhar com os clientes, são os o que mais importa no final do dia.

“Se se sentir desafiado e estiver interessado naquilo que faz, é provável que dê tudo de si ao mesmo.”, comenta Anthony Falco, citado pela Culture Trip.

“Eu não comecei a fazer grandes pizzas – passei 10 anos a fazer pizzas apenas porque adorava pizza. Era mágico à medida que aprendia. Quando não estava a fazer pizzas, tentava melhorar e lia sobre o tema. Eu pensava em pizzas no duche. Tentava perceber como outros faziam e como eu podia fazer melhor. Para passarmos demasiado tempo focados em algo, temos que amar e estar apaixonados pela coisa.”

No entanto, a paixão não é suficiente, é preciso trabalhar muito e conhecer bem este ofício. Pois trata-se de uma carreira pouco conhecida, o que exige muito de si.  No caso de Falco, este teve que investir algum tempo para aprender Adobe Photoshop e Ilustrator, para ele próprio desenhar as cozinhas para os seus clientes.

Anthony explica, “As coisas são difíceis e, se se quiser destacar, terá que estar disposto a trabalhar mais que a próxima pessoa”.

Para uma carreira duradora é preciso também ter contactos. Como diz, Falco, “é importante ser conhecido como uma pessoa que se pode confiar, competente e que respeita tanto as pessoas acima de si, como aquelas que estão abaixo.” Lembre-se que estamos  falar de um negócio.

Não tenha receio de se expor. Segundo Falco “não vai querer gabar-se, mas se estiver a trabalhar muito, merece receber o devido crédito pelo seu trabalho”.

Um elogio por parte de um cliente pode abrir muitas portas e o passa palavra, ou o boca-a-boa, pode levar o seu talento muito longe, uma vez que a comunidade de consultoria de pizza ainda é muito reduzida.

Então se está preparado para mostrar o seu amor pelas fatias de queijo e tomate, então comece a tirar notas e coloque a mão na massa antes do aumento da concorrência.

 

Fonte: Sapo Viagens