procurar emprego

Está a trabalhar? Então, provavelmente, já deixou de procurar emprego e ver os e-mails que lhe chegam diariamente com novas oportunidades de emprego. Se está a fazer isto… não devia.

Mesmo já estando empregado deve continuar a procurar emprego e ler descrições de emprego – vão ajudá-lo a progredir na carreira profissional.

Procurar Emprego dá-lhe um objectivo

Ao ler as descrições de emprego para cargos seniores ficará a saber quais as competências e qualificações esperadas.

Esteja atento a Alerta Emails, anúncios em portais de emprego e jornais. Deixe-se inspirar e trace um objectivo: “Daqui a 5/10 anos vou ser XXX sénior”.

Depois, analise os anúncios e identifique quais são as competências comummente procuradas pelas empresas. Mantenha um documento (por exemplo, de Excel) onde vai colocando o nome das empresas anunciantes, cargo e competências pedidas.

Inscreva-se em cursos/workshops para crescer e adaptar-se às necessidades das empresas. Neste processo, estará a também a pôr-se a jeito para uma promoção no futuro.

Procurar Emprego ajuda-o a perceber qual o seu percurso

Cada vez menos existe um “emprego para a vida”. Mudar de carreira é um passo natural na sua vida profissional.

Ao procurar emprego e ver o tipo de vagas disponíveis, poderá começar a perceber qual/quais as áreas que mais lhe interessam.

Tente perceber quais os anúncios que lhe ficam na memória e que tipo de funções soam “divertidas” e desafiantes. A carreira é uma evolução, mas não tem que ser somente para cima. Percursos laterais podem ser ainda mais motivadores.

Utilize o documento acima descrito e marque os anúncios interessantes com uma cor diferente, para que se destaquem.

Procurar Emprego permite-lhe encontrar um trabalho com melhores condições

Ter um emprego não significa estar contente com as condições: o salário pode ser baixo, o ambiente de trabalho desagradável ou os projectos pouco desafiantes.

Ao visitar sites de emprego e manter-se atento às novas vagas, conseguirá descobrir uma boa alternativa.

Explorar outras oportunidades não obriga a deixar o emprego actual.

Procurar Emprego permite-lhe ter um plano de reserva

Nunca se sabe o que o dia de amanhã traz. Mantenha-se actualizado sobre as empresas que estão a recrutar, o tipo de perfil que procuram e os sites com as melhores ofertas de emprego.

No caso hipotético de ficar desempregado amanhã… certamente quereria saber onde começar a procurar emprego.

Recorra ao documento Excel e identifique as empresas que mais recrutaram. Mesmo que, de momento, não estejam a anunciar nos portais de emprego, pode enviar uma candidatura espontânea ou pesquisar as vagas no site da própria empresa.

 

Ao manter uma lista actualizada de vagas de emprego interessantes, não começará do zero quando procurar novo emprego. Saberá quais as competências mais valorizadas no mercado de trabalho, as empresas que recrutam colaboradores com o seu perfil e quais os requisitos que precisará de preencher.

Fonte: The Daily Muse