procura de emprego

A motivação é essencial na procura de emprego. Se estiver motivado terá mais hipóteses de conseguir uma entrevista e, por consequência, um emprego.

No entanto, a procura infrutífera pode ser desgastante, o que o fará perder a motivação.

Fique aqui com os conselhos do The Work Buzz para se manter motivado na procura de emprego:

1. Defina objectivos realistas:

Definir objectivos irá mantê-lo motivado e “obrigá-lo” a continuar com a procura de emprego. Pode, por exemplo, decidir que irá enviar X currículos por semana, ou que se quer candidatar à empresa XPTO. O seu cérebro só sentirá que cumpriu o seu dever quando tiver concluídos os objectivos.

2. Prepare um “horário de trabalho”:

Pense na procura de emprego como um trabalho full-time. Defina que, de segunda-feira a sexta-feira tem que dedicar N horas a melhorar o seu CV, escrever cartas de apresentação e submetê-las em sites de emprego.

3. Evite pessoas negativistas:

Pessoas negativistas vão transmitir-lhe um sentimento de desmotivação e falta de força de vontade. Algumas poderão até dizer para desistir. Não siga os seus conselhos! Rodeie-se, ao invés, de amigos e família que o apoiem e ajudem neste momento difícil.

4. Ganhe energia através de hobbies ou desporto:

Aproveite o tempo livre para fazer desporto, tirar fotografias, ajardinar, ler… Sentir-se-à mais alegre e motivado! Sabia que os hobbies até podem ajudar a encontrar um novo emprego?

5. Experimente novas técnicas de procura de emprego:

Leia conselhos de procura de emprego, altere o formato do seu CV, procure emprego de forma criativa, visite novos sites de emprego… Já dizia Einstein: “Insanidade é fazer sempre o mesmo e esperar resultados diferentes”.

6. Peça ajuda a amigos:

Peça a um amigo para ser o “polícia da negatividade”. A sua função será dizer-lhe quando estiver a projectar negatividade e vontade de desistir, e incentivá-lo para continuar a procurar emprego. Rodeie-se dos seus amigos que têm emprego: é um lembrete de que existe algures um trabalho à sua espera. Os seus amigo poderão, também, ter informação sobre novas vagas que existam na sua empresa ou área.

7. Expanda a sua rede de networking:

O crescimento da sua rede de networking profissional é uma forma mais interessante de medir o sucesso do que contar o número de entrevistas a que foi no passado mês.

8. Dê a conhecer os desenvolvimentos a alguém em quem confia:

Pode ser um amigo ou mentor profissional. Os mentores oferecem perspectiva da área de negócio, conselhos e encorajamento. Se lhes der a conhecer o progresso na sua procura de emprego, sentir-se-à mais motivado, já que sabe que alguém estará à espera de desenvolvimentos.

9. Faça exercício e coma de forma saudável:

O exercício produz endorfina e ajuda a eliminar o sentimento de frustração. Ao preparar a sua própria comida está a garantir que é saudável e a poupar dinheiro!

10. Defina um objectivo difícil (não relacionado com a procura de emprego):

Seja correr uma maratona, redecorar a casa (ou dar “a volta” aos móveis) ou concluir uma licenciatura, concluir um objectivo dar-lhe-à uma sensação de “dever cumprido” e ajudará a levantar a moral. O aumento na confiança poderá, também, ajudar a brilhar na entrevista de emprego.

11. Aprenda algo novo:

Pode ser relacionado com a sua área de trabalho, ou não. O importante é que aprenda algo novo e expanda os horizontes.

12. Leia biografias de pessoas bem sucedidas:

Ler biografias de pessoas bem sucedidas vai ajudá-lo a compreender que todos encontraram obstáculos no seu caminho.

13. Inicie um grupo de procura de emprego com mais pessoas:

É uma boa forma de se “forçar” a sair de casa e relaxar. Aproveitem para comparar CVs, cartas de apresentação e dicas sobre empresas que estão a recrutar. Peçam feedback sobre melhorias a aplicar a cada um de vós.

14. Faça voluntariado:

Aproveite o tempo livre para contribuir para a sociedade. Para além de ganhar experiência, pode conhecer o seu novo empregador (ou colega de trabalho)!

15. Descanse:

Defina um dia por semana no qual não pensa na procura de emprego. Relaxe e reponhas as energias.

16. Encontre o seu “local de trabalho”:

A sua casa deve ter uma área reservada para a procura de emprego. Essa zona será o seu “escritório”. Relembre os seus familiares que não o devem incomodar e dedique-se totalmente à procura de emprego.

Mantenha-se motivado durante a procura de emprego e será mais bem sucedido!