Atrair a atenção dos recrutadores para o seu currículo é o objetivo principal. Candidatar-se para o seu emprego de sonho e ser chamado para uma entrevista e ficar na empresa. Mas o grande enigma que está na frente de todos estes acontecimentos é o que colocar no currículo para chamar a atenção dos recrutadores.

Fique a saber os detalhes que os recrutadores mais procuram e adapte o seu currículo para conseguir captar a sua atenção e mais entrevistas de emprego.

O primeiro obstáculo

A primeira coisa a fazer é convencer o recrutador a abrir o currículo. Até o melhor currículo do mundo acaba por ser tornar inútil se ficar por abrir na caixa de emails do recrutador. De modo a garantir que o seu currículo é aberto, tem de escrever uma carta de apresentação que se destaque das outras. Algo que seja curto e atrativo de modo a não dispensar muito tempo e que consiga resumir as suas competências e experiências que irão beneficiar o cargo para o qual se está a candidatar. Utilize uma linguagem amigável para passar uma boa imagem e começar a construir um relacionamento com os recrutadores.

O que é relevante para os recrutadores

 Assim que o seu currículo é aberto, os primeiros segundos são dedicados à procura das competências e conhecimento essenciais. Isto é feito de modo a, numa rápida análise, assegurar que o seu currículo tem os requisitos suficientes para decidirem investir nas suas características na totalidade.  Caso não cumpra os requisitos mínimos, o mais provável é deixar o seu currículo de parte. De modo a garantir que o seu currículo deixou algum tipo de impacto no recrutador, escreva o mesmo de um modo simples e destaque as capacidades que são relevantes para a oferta a que se candidata.

Foco na sua função atual/mais recente

A função que está a exercer, ou a mais recente que exerceu é um fator crucial, determinante do que é capa de fazer e alcançar. Deste modo, os recrutadores estarão mais focados a estudar esta secção do seu currículo, onde irão surgir questões sobre:

  • A sua posição dentro da organização
  • O principal objetivo do seu papel na empresa
  • Pessoas com quem interage (gerentes, fornecedores)
  • Ferramentas e softwares
  • Trabalho produzido, como relatórios, websites, produtos físicos
  • Público-alvo e conquistas

Deste modo detalhe o seu peso na empresa, de modo a passar a informação que o destacará dos restantes candidatos. Antigos empregos podem ser resumidos, de modo ao foco principal estar direcionado para o cargo atual/mais recente.

Os números

Os números são um detalhe importante para os recrutadores pois demonstram o seu impacto na empresa. Deste modo, os recrutadores gostam de analisar os números que apresenta no seu currículo que quantificam os resultados obtidos e objetivos alcançados.

Os recrutadores assustam-se facilmente

Os recrutadores têm uma reputação a defender. Pretendem manter uma boa relação com os gerentes que contratam os candidatos, e aprovar um mau candidato pode seriamente danificar a reputação de um recrutador.

Sendo assim, os recrutadores são muito cuidadosos com os currículos que lhes passam pelas mãos e quais eles recomendam.

Má formatação do currículo, falhas na empregabilidade são fatores que preocupam os recrutadores e reduzem as suas oportunidades de ser chamado para uma entrevista.

Assegure-se que constrói um currículo profissional, com apenas a necessária informação que permite avaliar as suas competências e experiência para o cargo a que se candidata.

 

Fonte: The Undercover Recruiter