tatuagens e piercings entrevista

Ainda esconde as suas tatuagens e piercings numa entrevista de emprego?

Saiba realmente como imagens e acessórios no corpo podem ser vistos pelo recrutador:

  • Esconder ou não esconder?

Perante as estatísticas, há uma grande probabilidade de o recrutador também “esconder” algo debaixo da sua roupa.

Sendo assim, as tatuagens não deverão ser um grande problema numa entrevista de emprego, certo?

Bem, pode não ser assim. Leia também o artigo de Laura McMullen sobre este tema.

Pense na indústria e na função para a qual se está a candidatar. Se pertence a um sector tipicamente conservador, tal como o da contabilidade ou da banca, é melhor tapar as suas tatuagens na primeira entrevista, caso isso seja possível. Embora possam haver excepções, é melhor precaver-se.

As tatuagens também podem ser uma preocupação para o recrutador, se a função tiver a ver com atendimento ao cliente, vendas, representação de serviços ao cliente ou prestação de cuidados de saúde.

Já agora, conheça o Guia para ter uma boa apresentação na entrevista de emprego.

Por outro lado, se a função tem a ver com a área criativa, as tatuagens não costumam ser uma preocupação. Na verdade, a grande maioria das pessoas que trabalham nesta área têm tatuagens e ninguém se importa com isso.

  • Dica

Se tapar uma tatuagem na entrevista e ela tiver que ser exposta, depois, no trabalho do dia-a-dia – se estiver nos seus braços, por exemplo – fale nela ao entrevistador. Aproveite a “deixa” quando o entrevistador lhe perguntar se tens algumas questões para ele. Pergunte se é melhor não usar roupas de manga curta no seu local de trabalho, uma vez que tem tatuagens.

Esta estratégia funciona por várias razões:

Por um lado, enquanto cobriu a tatuagem, evitou que o recrutador se distraísse durante a entrevista.

Por outro lado, ao revelar a tatuagem, mostra integridade.

Por último, revelar uma tatuagem que suspeita que pode ser um problema, ajuda a perceber se aquela função é mesmo adequada para si. Está preparado e disposto a ter essa preocupação todos os dias no seu local de trabalho?

  • Piercings

Estes conselhos também se aplicam da mesma forma aos piercings.

Mas há uma diferença com os piercings: muitas das vezes, os piercings estão no rosto dos candidatos. Independentemente de qualquer opinião sobre si, o entrevistador vai concentrar-se menos nas suas ideias brilhantes, e mais no seu anel no nariz, no monte de piercings que tem nas orelhas, ou naquela bola que tem na sua língua.

O efeito é o mesmo que ter um sapato de cada cor. O recrutador vai distrair-se e concentrar-se mais no facto de ter sapatos diferentes, do que na própria entrevista e em si.

Quer que o recrutador se lembre de si pelas suas qualidades e competências, ou pelo seu piercing na língua?

Não tem a ver com discriminações, mas o melhor, para evitar distracções, é fazer o que puder para minimizar o aparecimento de piercings no rosto.

Aproveite também para conhecer aqui boas e más opções de vestuário numa entrevista de emprego.