O tele-trabalho pode ser algo bom, mas quando o espaço pessoal e o escritório se fundem, separar a vida profissional da vida pessoal pode ser um desafio. Saiba como pode evitar que o trabalho controle a sua vida.

É importante que encontre um equilíbrio dentro do mesmo ambiente e saiba separar os espaços, se não um irá vencer e o mais provável é que seja o trabalho.

É um desafio, mas não é algo impossível, e porque é que esta separação deve ser feita?

  • Ajuda a evitar o esgotamento

As pessoas não podem trabalhar constantemente e a atitude de trabalhar mais que o normal (por estar em tele-trabalho), traz uns quantos resultados negativos.

Entre eles: problemas de sono, problemas no relacionamento e esgotamento.

Tirar um tempo do trabalho pode dar ao corpo e mente o tempo que precisa para descansar e recuperar, bem como dar atenção às outras áreas da sua vida.

  • Permite que relaxe

A sua casa deve ser o lugar onde relaxa, mas com o tele-trabalho isso pode ser um desafio.

Para ser mais fácil desligar e relaxar, deve fazer a separação da vida profissional e pessoal. Por exemplo, embora seja confortável trabalhar na cama, vai começar a associar a sua cama ao trabalho, na hora de dormir será mais difícil relaxar.

  • É bom para as pessoas na sua vida

Se mora sozinho a pessoa que mais irá sofrer com o equilíbrio entre vida vida profissional e pessoal é você mesmo. Se tem família, as coisas ficam ainda mais complicadas.

Tem de ser capaz de desligar e dar tempo e atenção às pessoas que lhe são próximas, caso contrário o seu trabalho pode ter um impacto negativo nos seus relacionamentos.

 

Mostramos-lhe agora algumas dicas dadas pelo The Muse para evitar que o trabalho controle a sua vida pessoal:

1. Horários paralelos de trabalho

Quando trabalha em casa convém que mantenha horários semelhantes, que o tempo entre trabalho e lazer seja bem distribuído.

Se mora com um/a parceiro/a ou com filhos, é importante dedicar-lhes algum tempo, em vez de dividir sempre a sua atenção entre as obrigações familiares e de trabalho.

Agendar horários paralelos (por exemplo aproveitar o tempo que as crianças estão na escola) permitirá que faça o seu trabalho e assim ainda ter tempo para se dedicar à sua família.

2. Defina um ponto para parar e cumpra

É fácil perder a noção do tempo quando está a trabalhar em casa. Então, definir um ponto para parar todos os dia – e cumpri-lo – pode ajudá-lo a manter o trabalho controlado.

3. Ter um motivo para terminar o dia de trabalho e início a vida pessoal

Ter uma rotina diária pós trabalho enviará ao seu cérebro e corpo o sinal de que o trabalho está encerrado e é hora de aproveitar a sua vida pessoal.

A atividade que arranja é uma escolha sua, pode ir passear o cão, ir às compras, ir com as crianças ao parque, correr, qualquer coisa.

4. Feche a porta do escritório

Se tem um espaço dedicado em casa para o trabalho, no fim do dia deixe todo o material de trabalho lá e feche a porta.

Caso não tenha um espaço próprio, não se preocupe, pode usar uma tela ou uma estante, por exemplo, para separar os espaços.

Ao criar uma separação visual é mais fácil desligar do trabalho e relaxar.

5. Programe tempo livre longe dos dispositivos

Um dos maiores desafios é controlar a tentação de ver coisas de trabalho mesmo não estando a trabalhar.

Se tiver o computador, tablet ou telemóvel por perto essa tentação será ainda maior.

Esse mau hábito pode ser pior para quem esteja consigo, porque não desligou do trabalho e não está a desfrutar da companhia.

 

Quando trabalha em casa é muito fácil estar ligado ao trabalho a 100% durante 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Mas lembre-se, está no seu espaço de lazer, então é deve separar os espaços e evitar que o trabalho controle a sua vida.