Para quem está em tele-trabalho, o local de descanso e de atividade profissional tornou-se o mesmo, assim é importante separar os dois mundos para aumentar a sua produtividade e a inspiração pode vir do Feng Shui.

O primeiro passo é ter um espaço harmonioso, com a ajuda da Maag e de Vanda Boavida – decoradora e consultora certificada de Feng Shui – damos-lhe 7 dicas:

1. Crie espaços de trabalho

Nem toda a gente tem uma divisão em casa para criar um escritório, por isso muitas pessoas dividem o espaço de tele-trabalho com os companheiros, mas há como diferenciar o espaço.

Segundo Vanda, “pode-se fazer uma separação com uma planta ou algum objeto fixo [caso se divida a mesma mesa], de forma a que se consiga criar um mini ambiente de trabalho”.

2. Não trabalhe no quarto

Misturar trabalho e descanso não é recomendável, portanto trabalhar no quarto não é de todo uma boa opção, pois deixa de haver uma separação.

Por exemplo, na hora de ir dormir olham para o computador e vai-se lembrar das tarefas que tem no dia seguinte, isso irá criar ansiedade, o que não é bom para o sono e consequentemente para a produtividade.

3. Trabalhe junto a uma janela

Se tiver marquise ou varanda é uma ótima opção como local de trabalho, não tendo escolha um lugar o mais próximo possível de uma janela.

“Se não temos contacto com o exterior, nem noção do horário real, o nosso relógio biológico não fica conectado com o dia e parece que entramos num jetlag constante”, diz Vanda Boavida.

4. Faça pausas ao ar livre

Se tem jardim, pátio ou até varanda, escolha este local para fazer as pausas no trabalho. Um café à janela já é uma grande ajuda.

5. Torne a casa ainda mais acolhedora para os tempos livres

É importante que os momentos de lazer, após o trabalho, sejam bem aproveitados. Segundo a consultora de Feng Shui, usar o maior número possível de almofadas no sofá torna a sala mais acolhedora.

6. Reduza a iluminação quando for dormir

Vanda Boavida aconselha: “cerca de uma hora antes de adormecer, reduza ao máximo a iluminação”.

Indica ainda que deve evitar ligar o candeeiro do quarto, pois a luminosidade desta altera por completo o seu relógio biológico, ficando mais desperto.

7. Use plantas para reduzir as ondas eletromagnéticas

Estando 24h por dia em casa e em tele-trabalho, a emissão de ondas eletromagnéticas é ainda mais elevada. Mas uma planta pode reduzir isto.

Chama-se lírio da paz e “além de purificar o ambiente, reduz a emissão de ondas eletromagnéticas, o que é muito favorável à nossa saúde”, afirma a decoradora.