O modo como é encarado o ambiente laboral diverge de trabalhador para trabalhador. Existem aqueles que vão trabalhando consoante os objetivos e tarefas que lhe são propostos pelos seus superiores e existem os trabalhadores proativos.

Um trabalhador proativo atua, não reage a um acontecimento. Atuam premeditadamente sobre um futuro evento e tentam sempre estar envolvidos com o que se passa ao seu redor.

No entanto, qualquer trabalhador consegue tornar-se proativo se assim o pretender. Abaixo encontram-se algumas formas de como ser proativo no trabalho.

Organização, Equilíbrio e Positividade

A proatividade implica organização. Esta abrange o seu pensamento, o seu espaço e a sua agenda. Estabelecer um determinado tempo para cada tarefa permite uma maior eficiência no trabalho e uma maior capacidade para aproveitar oportunidades. Esta organização também deve incluir os seus momentos de descanso.

Uma atitude positiva também marca a diferença. Abordar as tarefas com uma perspetiva positiva influencia a ver o melhor das situações, tornando-o num trabalhador que está preparado, determinado e capaz.

Faça um balanço das suas atuais responsabilidades:

  • Quais são as suas tarefas?
  • Quais são as suas prioridades?
  • Como resolve os problemas?
  • Consegue prevenir os problemas ao planear atempadamente e ao desenvolver um processo alternativo antecipadamente?
  • O que ainda precisa de saber?
  • Consegue automatizar alguma das suas tarefas de modo a serem mais eficientes e a consumir menos tempo?

Comunicação, Conexão e Network

Observe os seus superiores na empresa. Sempre que possível, passe algum tempo com eles de modo ganhar mais retrospetivas através dos seus comportamentos. Experimente algumas das suas técnicas, mas tendo sempre a noção de que nem todas podem resultar consigo.

Faça questão de demonstrar que pretende estar mais envolvido. Crie as suas próprias oportunidades, e não fique à espera que lhe perguntem a sua opinião ou ideias.

Objetivos, Persistência e Excelência

Defina os seus próprios objetivos. Anote tudo o que pretende alcançar, assim como datas para os atingir. Assim que as tiver em mente, conseguirá alcançar o que pretende. Um conjunto de pequenos objetivos que levam a uma maior contemplação evitam as tarefas de se tornarem insuperáveis.

Mantenha-se fiel aos seus objetivos. Isto implica ultrapassar obstáculos e medos. Não fique na sua zona de conforto, para se tornar mais resiliente.

Queira alcançar a excelência do início ao fim. Comprometa-se a apresentar sempre o seu melhor trabalho. Dê o seu melhor e apaixone-se pelo que faz. Independentemente da sua tarefa, isto permite-lhe tornar-se mais eficiente.

Celebre e seja flexível

Não se esqueça de celebrar o seu sucesso, pequeno ou grande, enquanto caminha para se tornar mais proativo.

Seja também flexível, e tenha a consciência que não pode prever todos os resultados possíveis, pois reagir ao imprevisto também é um traço relevante num trabalhador proativo.

 

Fonte: Work It Daily