Existem alguns cargos que podem ser executados de forma isolada. Isto quer dizer que uma pessoa em qualquer cargo – desde colaboradores juniores até colaboradores experientes – têm de ter a capacidade de trabalhar em equipa de forma produtiva. Portanto, é de esperar em algumas entrevistas de emprego determinadas questões relacionadas com o seu contributo para a equipa.

Contudo, quando está a ser entrevistado para o seu primeiro emprego e/ou pretende trabalhar enquanto está a estudar, poder ser mais complicado abordar este ponto de forma interessante para empresa e de modo a destacar-se da competição.

O que o recrutador pretende saber

O recrutador irá questioná-lo sobre este tema para saber como trabalhou e interagiu com outros colegas no passado e que papel desempenhou na dinâmica do grupo. Isto dará à empresa uma ideia de como você pode se dar bem com os outros colaboradores da empresa.

Saiba como responder

Utilize o Método de Resposta STAR. A questão: “Apresente alguns exemplos do seu trabalho de equipa.” é uma questão de entrevista comportamental. Os candidatos são questionados para refletirem na sua experiência anterior, no seu caso a experiência anterior será os trabalhos de grupo que realizou no passado.

Quando for responder a esta questão de natureza comportamental, a sua melhor aposta está no Método STAR:

Situação: contextualize brevemente a sua experiência. É bom o recrutador ficar a conhecer um pouco a sua anterior equipa. Pode mencionar a quantidade de estudantes que formavam a sua equipa, o seu papel na equipa, etc. Apesar de não ser necessário detalhar a história até ao mais ínfimo pormenor, é útil fornecer algumas informações básicas.

Tarefa: explique os objetivos da equipa – principalmente o projeto em que estavam a trabalhar. Se houver um desafio em particular com que a sua equipa lidou com dificuldade, mas com sucesso, explique o problema.

Ação: explique os passos (incluindo os seus) tomados para alcançar os objetivos pretendidos. Talvez fossem todos muito bons a delegar tarefas específicas e a concluí-las com sucesso. Talvez todos tinham boas capacidades comunicativas e evitaram conflitos ao expressar as suas preocupações. Se mencionar um problema que a equipa ultrapassou com sucesso, explique-o de forma a demonstrar as suas capacidades eficientes na resolução de problemas dentro de um ambiente de colaboração.

Resultado: conclua o seu testemunho com os resultados obtidos pela equipa. Destaque o que foi alcançado com sucesso. Alcançou ou superou os objetivos propostos do projeto? Concluíram a tarefa antes do prazo estipulado? Que nota obtiveram no fim?

Não se foque demasiado em si: embora seja natural mencionar uma ação que tomou para solucionar um problema ou ajudar a sua equipa, não se foque demasiado no seu contributo individual. Destaque a forma como a equipa trabalhou em conjunto numa perspetiva geral. Um dos seus objetivos é demonstrar a sua capacidade de trabalhar com outras pessoas, e isso inclui partilhar o seu sucesso com a equipa.

Expresse confiança e positivismo: Tente passar uma imagem positiva durante a sua resposta, especialmente quando debater sobre os sucessos alcançados pela equipa. Da mesma forma, evite mencionar qualquer coisa que possa parecer negativa sobre a sua equipa – não culpe os outros colegas nem critique o seu fracasso.

Exemplos de Melhores Respostas para Trabalhadores Estudantes

“Na escola, eu gostei de jogar na equipa de futebol e atuar com a banda escolar. Ambas eram diferentes entre si, mas o objetivo geral de aprender a ser um membro de um grupo era inestimável. Na faculdade, continuei a crescer como membro da equipa, enquanto participava numa equipa de basquetebol inter-turmas e durante as aulas avançadas de marketing, onde tínhamos inúmeros projetos de grupo. Particularmente, aprendi o valor de reconhecer e celebrar os pontos fortes de cada membro da minha equipa. Isto permitiu que fosse delegado funções mais adequadas a cada um.”.

Porque resulta: Como este candidato demonstra habilmente, a experiência em praticar desporto de equipa é um bom substituto para o trabalho em grupo num ambiente de trabalho profissional.

“Tenho muita experiência ao trabalhar em equipa, tendo sido membro do programa atlético do secundário. Como membro da minha equipa de desporto, compreendo o significado de pertencer a algo maior que a minha pessoa. As equipas de desporto ensinaram-me como trabalhar em grupo para alcançar um objetivo partilhado.”

Porque resulta: As empresas pretendem contratar candidatos interessados não só no sucesso pessoal, mas em pertencer e trabalhar em prol de algo maior – este exemplo em particular é bastante interessante para os recrutadores.

“Como capitão da minha equipa de debate, adquiri muitas capacidades diferentes de formação de equipa. Aprendi como é fundamental permitir os meus colegas sentirem que pertencem à equipa e que são essenciais para o grupo em geral, para serem os melhores que podem ser.”

Porque resulta: Nesta resposta, o candidato é capaz de mostrar importantes capacidade de liderança, bem como a compreensão por fatores essenciais para um desempenho sem problemas da equipa.

 

 O que não deve dizer

Resultados negativos: a equipa falhou devido a um conflito interior ou falhou o prazo de entrega? Estas podem ser oportunidades de aprendizagem poderosas, mas durante uma entrevista, o melhor é focar-se no positivo.

Respostas longas e sem conteúdo: pode ser fácil perder-se nos detalhes minuciosos de determinado projeto. Mas na sua resposta, tente apenas contextualizar muito brevemente o projeto e todos os resultados positivos que resultaram do trabalho de equipa.

 

Fonte: The Balance Careers