Se está a enviar candidaturas por email, a sua carta de apresentação é o que vai causar a sua “primeira impressão”.
Conheça aqui 8 dicas, sugeridas pelo Monster, para melhorar a sua carta de apresentação enviada por email.
1. Comece pelo Subject
Aquilo que escreve no subject (ou assunto) pode determinar se a sua candidatura é lida ou não. Nunca deixe o assunto em branco nem o desperdice colocando apenas a referência do anúncio.
Coloque uma frase clara e específica para cada vaga.
2. Estruture o seu email
Coloque a carta de apresentação no corpo do email (ao invés de enviar como anexo) e estruture o texto.
Inclua uma saudação com o nome do responsável a quem está a enviar o email e termine com uma despedida “padrão” – “Melhores cumprimentos”, por exemplo.
Utilize também parágrafos entre linhas. Inclua uma assinatura no email com os seus principais contactos (telefone, email, website).
3. Seja curto e dinâmico
Os recrutadores são, geralmente, pessoas ocupadas. O objectivo é que consigam captar a essência da sua candidatura em 150 palavras ou menos. Para tal, o primeiro parágrafo é crucial: a sua função é captar a atenção do leitor agarrando-o com as suas competências.
Utilize parágrafos curtos para descrever de forma resumida quem é e o que pode fazer pela empresa.
4. Mantenha-se simples
Evite utilizar demasiados simples, “emojis”, abreviaturas e evite formatar demasiado o seu texto: não utilize demasiadas cores e tipos de letra – é considerado pouco profissional.
5. Seja específico
Não responda a anúncio para os quais não preenche os requisitos obrigatórios. Se não é qualificado para a função e envia a sua candidaturas está a desperdiçar o seu tempo e o tempo do recrutador.
6. Utilize palavras-chave
Muitas empresas utilizam sistemas de gestão de candidatos para filtrar as candidaturas por competências, habilitações, etc. Ao utilizar palavras-chave aumenta as suas hipóteses de ser “visto”.
7. Conheça a empresa
Tire algum tempo para adquirir conhecimentos sobre a empresa (missões, valores, objectivos) antes de enviar a sua candidatura. Muitas empresas também disponibilizam guias de candidaturas, informações sobre os atuais colaboradores e esta informação pode ajudá-lo a efectuar uma candidatura mais adequada.
8. Verifique antes de enviar
Esteja cuidadosamente atento a erros de escrita e gramaticais. Não se fie totalmente no corrector ortográfico, uma vez que também têm falhas.
Envie a amigos/familiares antes de enviar para as empresas, para que seja verificado por outras pessoas.