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8 dicas para melhorar a sua carta de apresentação

8 dicas para melhorar a sua carta de apresentação

 

Se está a enviar candidaturas por email, a sua carta de apresentação é o que vai causar a sua “primeira impressão”.
Conheça aqui 8 dicas, sugeridas pelo Monster, para melhorar a sua carta de apresentação enviada por email.

1. Comece pelo Subject

Aquilo que escreve no subject (ou assunto) pode determinar se a sua candidatura é lida ou não. Nunca deixe o assunto em branco nem o desperdice colocando apenas a referência do anúncio.

Coloque uma frase clara e específica para cada vaga.

2. Estruture o seu email

Coloque a carta de apresentação no corpo do email (ao invés de enviar como anexo) e estruture o texto.
Inclua uma saudação com o nome do responsável a quem está a enviar o email e termine com uma despedida “padrão” – “Melhores cumprimentos”, por exemplo.

Utilize também parágrafos entre linhas. Inclua uma assinatura no email com os seus principais contactos (telefone, email, website).

3. Seja curto e dinâmico

Os recrutadores são, geralmente, pessoas ocupadas. O objectivo é que consigam captar a essência da sua candidatura em 150 palavras ou menos. Para tal, o primeiro parágrafo é crucial: a sua função é captar a atenção do leitor agarrando-o com as suas competências.

Utilize parágrafos curtos para descrever de forma resumida quem é e o que pode fazer pela empresa.

4. Mantenha-se simples

Evite utilizar demasiados simples, “emojis”, abreviaturas e evite formatar demasiado o seu texto: não utilize demasiadas cores e tipos de letra – é considerado pouco profissional.

5. Seja específico

Não responda a anúncio para os quais não preenche os requisitos obrigatórios. Se não é qualificado para a função e envia a sua candidaturas está a desperdiçar o seu tempo e o tempo do recrutador.

6. Utilize palavras-chave

Muitas empresas utilizam sistemas de gestão de candidatos para filtrar as candidaturas por competências, habilitações, etc. Ao utilizar palavras-chave aumenta as suas hipóteses de ser “visto”.

7. Conheça a empresa

Tire algum tempo para adquirir conhecimentos sobre a empresa (missões, valores, objectivos) antes de enviar a sua candidatura. Muitas empresas também disponibilizam guias de candidaturas, informações sobre os atuais colaboradores e esta informação pode ajudá-lo a efectuar uma candidatura mais adequada.

8. Verifique antes de enviar

Esteja cuidadosamente atento a erros de escrita e gramaticais. Não se fie totalmente no corrector ortográfico, uma vez que também têm falhas.

Envie a amigos/familiares antes de enviar para as empresas, para que seja verificado por outras pessoas.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

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