Linkedin o que os recrutadores procuram no seu perfil

Para cativar o interesse dos recrutadores é necessário que corresponda à maioria – senão a todos – os requisitos da função. Saiba aqui o que os recrutadores procuram no seu perfil do Linkedin, segundo o Careerealism:

Título/Headline

O seu título no Linkedin, essencialmente, é a descrição que aparece com o seu perfil. Por defeito, irá aparecer o seu nome e actual função. Muitas vezes os recrutadores utilizam este tipo de informação para decidir se veem ou não o seu perfil.

O que fazer? Indique, em poucas palavras, aquilo que tem a oferecer. Indicar a função é bom mas pode não ser suficiente: faça referência também ao sector e tente ser mais específico.

Resumo

O seu resumo no Perfil do Linkedin deve ser semelhante ao seu resumo profissional no currículo. De forma sucinta deve informar o leitor quais as suas principais competências e o que o diferencia dos restantes profissionais.

O que fazer? Inclua informação relativa ao seu sector e especifique as suas principais competências e feitos realizados.

Experiência e Competências

Os recrutadores querem ter garantias de que tem capacidades para realizar o trabalho. Forneça detalhes sobre aquilo que já alcançou e como utilizou as suas competências para alcançar resultados.

O que fazer? Apresente resultados quantificáveis. Identifique também as suas principais competências, sobretudo as mais específicas da função.

Conexões

Os recrutadores procuram nas conexões uma mistura entre qualidade e relevância. A quantidade de conexões não é tão importante uma vez que se tiver mais do que 500 conexões mas 95% dos contactos não estiver relacionado com o sector, não é uma mais-valia – no entanto, é aconselhável que tenha pelo menos 50 contactos de qualidade.

O que fazer? Comece a conectar-se com profissionais relevantes para o seu sector. Participe também em grupos com discussões e comentários nos seus artigos e publicações.

Recomendações

Os recrutadores procuram as recomendações do Linkedin para uma verificação prévia das suas referências. O ideal é que tenha outros profissionais do mesmo sector que possam atestar as suas competências e a sua experiência profissional.

O que fazer? Dependendo do tipo de relação que tem com cada profissional, pergunte se não se importam de escrever uma recomendação no seu perfil. Pode ajudar relembrando alguma experiência que tenham vivido em comum e que possa ser um bom ponto de partida. Experimente também escrever recomendações para outras pessoas que mais facilmente retribuirão o favor.

Fotografia de perfil

A fotografia que tem no seu perfil do Linkedin pode aumentar as hipóteses dos recrutadores clicarem para ver a sua conta.

O que fazer? Escolha uma fotografia que permita o recrutador visiona-lo na posição a que se candidata. Por exemplo, se procura um emprego numa empresa de finanças/contabilidade, utilize uma imagem formal (de fato, por exemplo) ao invés de algo mais descontraído.