linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Onde procurar Emprego

Onde procurar Emprego

onde procurar emprego

Com a evolução da tecnologia é cada vez mais fácil procurar emprego. Existem vários meios onde encontra informação sobre vagas de trabalho. Para garantir que não perde a oportunidade de encontrar o emprego ideal deve:

Procurar emprego em sites de emprego especializados

A forma mais fácil de encontrar emprego é pesquisar as ofertas publicadas pelas empresas nos portais de recrutamento (como o Alerta Emprego).

Por norma, é possível utilizar critérios de pesquisa e receber somente resultados que estão de acordo com o seu perfil profissional. Desta forma, poupa tempo, que pode utilizar para melhorar o seu CV e carta de apresentação e preparar entrevistas.

Procurar emprego através do IEFP

O Instituto de Emprego e Formação Profissional ajuda os desempregados inscritos no Serviço de Emprego, dando-lhes informação sobre vagas em aberto.

Também o site de emprego do IEFP tem centenas de oportunidades de emprego às quais se pode candidatar. É possível pesquisar por região ou profissão,  que facilita a pesquisa de ofertas relevantes para si.

Procurar emprego nos sites das empresas

Nem todas as empresas colocam anúncios em sites especializados – algumas optam por referir as vagas disponíveis no seu próprio website.

Mesmo as empresas que publicam frequentemente ofertas de emprego nos portais de emprego, anunciam algumas ofertas somente no site da própria empresa. Esta situação ocorre, por norma, com vagas para as quais é mais fácil encontrar bons candidatos.

Procurar emprego nos sites das empresas de recrutamento/outsourcing

Ainda dentro do domínio da internet, saiba que pode consultar os sites de empresas como a Egor, Teleperformance, Vertente Humana, Manpower, Randstad e outras empresas de recrutamento ou outsourcing.

Também estas empresas têm vagas que não são anunciadas nos portais de emprego, pelo que é importante que consulte os seus sites regularmente.

Questionar a rede de networking sobre eventuais vagas

Algumas estimativas indicam que cerca de 80% das vagas de emprego não são anunciadas. Quer isto dizer que são preenchidas através de promoção de funcionários da própria empresa ou por candidatos por eles referenciados.

É possível que os seus familiares, amigos ou (ex-)colegas tenham conhecimento de ofertas de emprego não anunciadas. Peça-lhes ajuda e pode ter uma surpresa agradável.

Procurar emprego em jornais

Embora seja um meio que está a perder expressão, ainda existem algumas empresas que preferem anunciar as suas vagas através do jornal.

Leia a secção de classificados ou emprego e anote os números de telefone/e-mails para poder responder aos anúncios. Sempre que possível, guarde a descrição da vaga, para o ajudar a preparar-se no caso de ser chamado para a entrevista de emprego.

Procurar emprego nas redes sociais

Cada vez mais é habitual as empresas colocarem informação sobre as vagas de emprego no Facebook, Twitter ou LinkedIn. Existem, também, páginas e perfis dedicados somente à divulgação de ofertas de trabalho, sendo benéfico segui-los.

No Facebook, pode também integrar os grupos de emprego, tais como o Quer Emprego? Dá Emprego? ou o Emprego Portugal. Também existem vários grupos divididos por região, o que pode facilitar a pesquisa de vagas para o seu perfil.

Procurar emprego nos locais de trabalho (especialmente lojas, supermercados e outros locais de atendimento ao público)

As lojas, cafés e restaurantes optam, muitas vezes, por anunciar as suas vagas no local onde será realizado o trabalho. Por exemplo, é comum existirem placas junto à entrada das lojas em centros comerciais, anunciando que estão a recrutar.

Leve consigo várias cópias impressas do seu CV e entregue-o ao gerente de loja.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*