negociação de propostas de emprego-erros comuns

A arte de negociação de propostas de emprego não é simples e, na hora de negociar, é importante conhecer as melhores tácticas. Para obter o emprego e condições que procura e merece, aprenda aqui a evitar 10 erros básicos elaborados pela Quintessential Carreers.

1) Concordar / não negociar

O maior erro a fazer é simplesmente concordar e aceitar qualquer proposta que tenha recebido. A pesquisa mostra que candidatos jovens e mulheres tendem a evitar negociar, ou por não conhecerem o processo ou por não gostarem e não estarem confortáveis com a ideia de negociar. Não negociar uma proposta que considera demasiado baixa não só tem impacto financeiro (em salários, aumentos e pensões), como o irá consumir se vier a ter problemas com o emprego ou a empresa no futuro.

2) Dizer quanto está disposto a aceitar

A informação é crítica em qualquer processo de negociação. Ao dizer ao empregador quanto está disposto a aceitar, está-lhe a dar um forte argumento de negociação. Muitas vezes os recrutadores irão perguntar-lhe o salário que espera ou o seu salário actual e pode ser complicado não responder. Pense atempadamente na resposta e decida cuidadosamente o que fazer. Quanto mais informação e mais concreta esta for, menor será a sua capacidade de negociação mais tarde.

 3) Focar-se no que precisa

Um erro básico de negociação é focar-se naquilo que sente que precisa ou merece. Deve focar-se no seu valor e no valor que traz à empresa. Os empregadores não são responsáveis pelas suas despesas de vidas ou empréstimos. Se quer negociar o salário, tem de o fazer com base em pesquisa e uma demonstração clara de como traz valor e merece o salário.

4) Não fazer trabalho de pesquisa

Para estar bem preparado para negociar tem de fazer pesquisa primeiro. Há muita informação disponível online por onde perceber o valor mercado do seu tipo de função nesse tipo de indústria. Pode também estudar os salários da empresa, quer seja online, quer seja em conversas com contactos que tenha. Para negociar bem, tem de perceber exactamente quais os valores praticados no mercado.

5) Negociar cedo demais

Quanto mais espera, mais poder tem. O timing ideal para negociar é quando já foi escolhido. É nessa altura que deve entrar em mais detalhe em relação a salários, bónus, comissões, seguros e outros benefícios. Ao falar destes assuntos mais cedo, pode parecer demasiado focado em dinheiro, o que pode vir a prejudicar a probabilidade de ser escolhido, por um lado, ou obrigá-lo a revelar cedo demais o que espera ganhar.

6) Aceitar rápido demais

Os processos de recrutamento tendem a ser longos e, quando finalmente recebe a proposta, pode ter tendência para querer responder rápido e ver finalmente o assunto resolvido. Evite responder na hora e peça algum tempo para pensar. Os recrutadores tipicamente estão habituados a conceder alguns dias úteis e essa espera irá dar-lhe o tempo que precisa para pensar e decidir o que fazer e como fazê-lo. Se aceitar rápido demais, ficará com pouca margem para negociar, além de sinalizar que tem interesse na oferta tal como ela está.

7) Recusar rápido demais

Em vez de recusar uma proposta que não lhe agrada de imediato, peça tempo para pensar. Ao recusar logo, irá sinalizar desinteresse pela oferta e emprego. Analise cuidadosamente todas as vertentes da oferta e todas as componentes de remuneração.

8) Abordar muitas frentes na contra proposta

Se quer negociar a proposta, evite incluir demasiados aspectos na contra proposta. Limite-se a 1 ou 2 elementos. Deve escolher os aspectos mais importantes a negociar e também aqueles que serão mais provavelmente aceites. Não tente negociar tudo.

9) Levar as negociações a peito

Durante o processo mantenha-se sempre profissional. Se a empresa lhe fez uma oferta, é porque foi o candidato escolhido e o finalista para aquela oferta. Se depois as negociações falharem, não se deixe abater e agradeça à empresa pela oportunidade para não pôr em causas oportunidades futuras.

10) Não formalizar a oferta

Quando tudo já foi falado e acordado, falta ainda ficar escrito. Certifique-se que a oferta e todos os documentos correspondem ao acordado entre as partes.

 

Leia o artigo original aqui