As entrevistas de emprego levam os candidatos a uma estado intenso de nervos, o que leva a cometer falhas ou dizer coisas erradas, mas há maneiras de recuperar de algo dito erradamente durante a entrevista de emprego.

Quais os piores erros numa entrevista de emprego? Quando diz palavras erradas e a sua voz interior lhe grita “não”. Felizmente, isso não significa necessariamente que destruiu totalmente as suas hipóteses de conseguir o emprego.

O Monster pediu a especialistas frases úteis para ajudá-lo a recuperar a compostura e recuperar de uma falha durante entrevista de emprego. Mostramos-lhe quais, caso você diga:

1. “Não tenho ideia de como responder à sua pergunta”

Recupere com: “É uma óptima questão, mas eu preciso de algum tempo para pensar a respeito disso antes de dar uma resposta com a qual possa ficar satisfeito. Posso enviar-lhe um email com a minha resposta?”

Com esta resposta você irá parecer pensativo e não sem saída. Se necessário, faça alguma pesquisar para responder à pergunta.

2. “Fico online o dia todo, a ver o Facebook, o Twitter e outros”

Justifique com: “Estou muito motivado com as redes sociais. Sou muito ativo no Facebook, Twitter, Instagram, entre outros. Verifico qualquer nova plataforma de redes sociais porque adoro observar e pensar sobre como as pessoas se ligam.”

Ao dizer desta forma, mostra duas habilidades ao recrutador que podem ser atraentes para ele, aprender sobre as mais recentes tecnologias e plataformas e prestar atenção a como as pessoas se ligam.

3. “Odeio o emprego que tenho agora. Não gosto do meu chefe”

Retifique com: “Peço desculpa. O que eu quis dizer é que sou muito subutilizado  no trabalho. Adoro ser altamente produtivo e não é o caso agora. Mas eu não devia culpar o meu chefe.”

Primeiro de tudo deve pedir desculpa pelo erro e de seguida dar um motivo por estar a procurar emprego. Então, mostre que quer um trabalho mais desafiador.

4. “Não tenho ideia de onde quero estar dentro de cinco anos”

Continue com: “Gostaria de aperfeiçoar as minhas habilidades neste setor e na sua empresa. Não tenho a certeza da função que ocuparei em cinco anos, mas de momento procuro algo para longo prazo.”

Mostre que está ali por um motivo, não vai querer mostrar que está ali por estar e como uma forma de lançamento.

5. “Não gosto de mudanças”

Acrescente: “Mas estou aberto ao desconhecido e sinto-me confortável a trabalhar num ambiente que poderá mudar.”

Toda a empresa hoje em dia está a passar por uma mudança e você precisa de se adaptar. Se não estiver aberto a possíveis mudanças, pode ser arriscado para o recrutador o contratar.

6. “Não gosto muito do trabalho em si, mas seria um bom ajuste cultural”

Recupere com: “Eu gosto da sua empresa, gosto do sector em que está e a cultura da empresa. Eu gostaria de uma oportunidade para contribuir para a empresa, mesmo começando do zero.”

Embora parece inicialmente que não vai gostar do emprego a que se candidata, o resto reformula e dá-lhe um contexto melhor.

7. “Não sei porque diz isso no meu currículo”

Justifique com: “Eu personalizo o meu currículo para diferentes empregadores e não notei que deixei essa parte aí. Não é necessariamente relevante para este trabalho, mas é algo interessante sobre mim.”

Você deve ter diferentes versões do currículo para as diferentes ofertas a que se candidata, então diga ao recrutador que foi apenas um descuido.

8. “Como são as folgas?”

Se questionar isto, recupere com: “O que a empresa faz para ajudar os funcionários a ter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal?”

À partida você já deve saber algo sobre a cultura da empresa, então transforme a sua pergunta numa questão de equilíbrio da vida pessoal e profissional.

9. “O que a empresa faz?”

Retifique com: “O que quero dizer é, quais as estratégias que a empresa tem atualmente para atingir os seus objetivos e como são os resultados até agora?”

Se realmente não sabe o que a empresa faz, isso não é positivo. Deve estar muito bem preparado, faça a sua pesquisa e saiba tudo o que puder sobre o trabalho.”

10. Se você disse uma palavrão

Peça desculpa!

Se cair no erro de dizer um palavrão, peça desculpas imediatamente e siga em frente com a conversa.

 

Sabes o que dizer e o que não dizer é uma pare fundamental da comunicação, com todos e principalmente numa entrevista.

Quando está sob pressão, pode não estar a pensar tão rápido quanto fala, mas o ideal é relaxar. Os erros na entrevista são evitáveis!