12 dicas para ser mais feliz no trabalho

 

Uma vez que passamos grande parte do nosso tempo a trabalhar, o ideal é que sejamos felizes no nosso emprego.

Às vezes não somos felizes no trabalho e nem sabemos porquê. Outras vezes, sabemos a razão, mas preferimos deixar tudo como está. No entanto, se não se sentir bem no seu emprego, também não vai ser produtivo. Tudo parece ser tão difícil de fazer, não é?

Há uns tempos já lhe demos algumas dicas para ser feliz no trabalho.

Agora trazemos-lhe mais 12 maneiras para passar melhor o seu tempo no emprego e ser mais feliz:

  1. Sorria mais

Um pouco de optimismo é contagiante! Se começar a sorrir, vai cada vez mais fazê-lo com mais frequência e o seu cérebro faz com que efectivamente se sinta mais feliz.

Ao sorrir mais vai parecer uma pessoa mais positiva e irá encorajar os outros a fazer o mesmo. Espalhe um pouco de felicidade no seu local de trabalho.

  1. Limpe a sua secretária

A menos que tenha uma mesa gigantesca atolada de documentos, a limpeza da sua secretária não deve demorar mais do que 15 minutos. Isto irá ajudar a limpar a sua mente do stress e a sentir a sua vida profissional menos desorganizada.

  1. Faça uma pausa

Mesmo que seja apenas de 15 ou 20 minutos, faça uma paragem no seu trabalho. Isso significa desligar o seu telefone, desligar-se por momentos da internet e evitar todas as outras formas de comunicação.

Este tempo pode utilizá-lo para trabalhar nalgum projecto ou apenas para relaxar – seja como for, depois desta pausa nas comunicações vai ficar mais produtivo e menos stressado.

  1. Dê uma volta lá fora

Apanhe um pouco de ar fresco. Isto vai ajudá-lo a descomprimir do stress do escritório, a sentir-se melhor e a trabalhar melhor.

Veja também estas 15 ideias para a hora de almoço (sem ser trabalhar).

  1. Rabisque

Agarre num papel e numa caneta e faça um desenho. Não tem que ser algo extraordinário. Se prefere escrever algo, faça-o. Isto vai ajudá-lo a ser mais criativo e vai trazer um pouco de diversão ao seu dia.

  1. Fale com um estranho

Mesmo que já conheça todas as pessoas que trabalham no seu escritório, deve haver pelo menos uma pessoa com quem não costuma falar com frequência. Dirija-se a essa pessoa e converse com ela sobre qualquer coisa.

  1. Faça uma lista de realizações

Faça uma lista rápida das boas coisas que já realizou na sua carreira. Ao ver e pensar nos seus sucessos vai sentir-se mais positivo e confiante no seu trabalho.

  1. Faça uma lista de objectivos

Faça também uma lista dos seus objectivos a curto e a longo prazo. Isso vai ajudá-lo a ter também um objectivo ao longo do seu dia e pode motivá-lo, especialmente se estiver a ter um dia particularmente difícil.

  1. Descubra por que está a adiar

Há um assunto pendente na sua secretária que você não quer fazer. A solução é mesmo forçar-se a fazê-lo, o que nem sempre é fácil. Por isso, tente perceber porque anda a adiar essa tarefa. Sente-se intimidado? Está entediado com o trabalho? Identificar as causas de raiz vai  ajudá-lo a ultrapassar a situação.

  1. Expresse uma preocupação que esteja na sua mente

Seja onde for que trabalha, se está ou não satisfeito, podem surgir problemas e preocupações com determinadas tarefas ou assuntos a tratar.

Expresse uma dessas preocupações a alguém que o possa ajudar ou até mesmo fazer isso por si. Desta forma pode ver o problema resolvido ou ter pelo menos uma ajuda.

  1. Faça algo com mais eficácia do que você fez ontem

Este vai levar um pouco de premeditação e brainstorming, mas é uma ótima maneira de melhorar a sua produtividade a longo prazo. Pense numa tarefa que fez ontem e que tem que fazer hoje novamente. Nem que seja verificar o seu email. Encontre uma nova forma de fazê-lo de forma mais eficiente. Isto vai fazer com que se sinta mais realizado a curto prazo, e vai também ajudá-lo a completar essa tarefa com maior eficiência a cada dia que passa, de agora em diante.

  1. Ajude alguém

Seja a trabalhar em conjunto com alguém por causa de um projecto ou apenas a segurar a porta a um colega. Uma ajuda extra vai tornar o dia dessa pessoa melhor e vai mudar também os hábitos dos seus colegas de trabalho. Além disso, vai mostrar que faz activamente parte da equipa e vai ajudá-lo a construir uma melhor relação com os seus colegas.

 

A próxima vez que você se sentir frustrado, apático, ou chateado no trabalho, tente uma destas estratégias, dadas também por Jayson Demers aqui. Acredite que estas dicas vão ter mais impacto do que aquilo que parece.